Santa Catarina sofre com a falta de vagas em garagens naúticas e marinas
06/11/2013
Florianópolis ficará mais florida com novo modelo paisagístico de canteiros
07/11/2013

Capital brasileira com o melhor índice de desenvolvimento humano (IDH), menor taxa de analfabetismo e maior renda per capita por domicílio do Brasil, Florianópolis oferece elevada qualidade de vida a seus moradores e aos que a visitam. Porém há problemas que vêm se agravando nos últimos anos, como os relacionados à mobilidade urbana, ao saneamento e à habitação, que exigem um planejamento sério e rigoroso por parte das autoridades para garantir uma cidade melhor às futuras gerações.

A questão da mobilidade urbana e, especialmente, da ligação ilha-continente, é uma das mais urgentes a serem resolvidas. Somente na última década a frota de veículos das cidades conurbadas a Florianópolis teve um crescimento de 128%. Outro questão a ser repensada é a mudança por que passa a cidade na alta temporada, quando há uma explosão da demanda, aumento de preços, complicações no trânsito e impacto direto no mercado imobiliário.
Mas e nos próximos 25 anos, como estará a infraestrutura de Florianópolis? Conseguirá suportar esse crescimento?
Esse cenário e o futuro da cidade serão abordados no evento “De olho no futuro: Como estará Florianópolis daqui a 25 anos?”, a ser promovido pelo Sinaenco (Sindicato da Arquitetura e da Engenharia) no dia 7 de novembro, a partir das 13h30, na Sede da ACE – Associação Catarinense de Engenheiros. A campanha percorrerá, nos próximos meses, mais quatro metrópoles do Brasil.
De acordo com o presidente do Sinaenco, João Alberto Viol, o objetivo do evento é reunir a comunidade técnica, a comunidade política, os estudantes e a sociedade civil para pensarmos junto o futuro das nossas cidades. “Queremos fomentar o planejamento como instrumento essencial para delinearmos a cidade que queremos, pois acreditamos que esta é a única maneira possível de transformarmos a cidade de poucos em uma cidade de todos”, destaca Viol.
O evento foi divido em dois painéis de apresentação: no primeiro painel o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano de Florianópolis Dalmo Vieira Filho, a presidente da Associação FloripAmanhã Elizenia Becker e o professor universitário e diretor da ACE – Associação Catarinense de Engenheiros, Roberto Oliveira, discutem o tema “Florianópolis 25 anos: revendo o passado, compreendendo o presente e projetando o futuro”.
O segundo painel – “Pensando juntos a região do futuro: como estará a Região Metropolitana de Florianópolis daqui a 25 anos?” – reunirá o engenheiro da SC Parcerias,Guilherme Medeiros, o presidentes do Crea /SC, Carlos Alberto Kita Xavier, e a arquiteta Silvia Lenzi, do CAU/SC.
As inscrições para o evento são gratuitas, porém limitadas, e poderão ser realizadas pelo site olhonofuturo.org.br. No website criado exclusivamente para esta campanha também é possível deixar uma ideia para melhorar a cidade de Florianópolis.  As melhores ideias farão parte de um documento que, juntamente com a síntese do encontro, será entregue às autoridades municipais, estaduais e federal.
AGENDA
De olho no futuro: como estará Florianópolis daqui a 25 anos?
Local: ACE – Associação Catarinense de Engenheiros –  Capitão Euclides de Castro, 360 – Coqueiros
Data: 7 de novembro
Horário: das 13h30 às 18h00
Inscrições gratuitas pelo site olhonofuturo.org.br
(Por Sinaenco, 05/11/2013)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *