Praias de Palhoça passam a ter cadeira anfíbia para deficientes físicos
21/12/2016
BRT: Prefeitura apresenta consolidação do projeto
02/01/2017

Começa Operação Verão na Ilha de Santa Catarina

A Comcap deflagrou neste domingo de Natal a Operação Verão que torna diária a coleta de resíduos sólidos e a limpeza da nos principais balneários da Ilha de Santa Catarina. A produção diária já ultrapassou as 800 toneladas, informa o presidente da Comcap, Marius Bagnati, e a previsão é que siga aumentando até os primeiros dias de janeiro.

Para o réveillon, a empresa programa limpeza e coleta seletiva de vidro para as avenidas Beiramar Norte e Continental. De acordo com o gerente do Departamento de Limpeza Pública, Adriano Marques, serão instalados 10 contentores, cada um com capacidade para uma tonelada de vidro, para que as pessoas depositem as garrafas. Na virada, trabalharão na limpeza das festas 90 pessoas à noite e 30 durante o dia.

Cuidado com vidro

Nesta época do ano, quando a produção de resíduos cresce mais de 50% em Florianópolis, também aumenta o descarte de embalagens de vidro e o risco de acidentes.

Inclusive na praia, há preocupação com a destinação adequada de vidros. O auxiliar operacional Carlos Rodrigo Chequetto trabalha na limpeza da orla em Jurerê. Segundo ele, a movimentação de veranistas aumentou muito desde quinta-feira. Ele espera que neste réveillon, as pessoas mantenham o cuidado percebido no ano passado, quando deixaram os resíduos mais próximos das lixeiras em vez de espalhados na faixa de areia. E que evitem deixar garrafas de vidro na praia, especialmente se estiverem quebradas, porque podem provocar acidentes com os trabalhadores e banhistas.

Inervo Sirval Alves é auxiliar operacional há 13 anos e tem a impressão que, “devido à crise, o movimento não está 100%, mas já está aumentando”. Ele também considera o vidro o principal problema na manutenção da orla.

Limpeza diária

Com o reforço de 121 trabalhadores em contrato temporário, a Companhia Melhoramentos da Capital torna diária a limpeza urbana nos principais balneários da Ilha de Santa Catarina.

Nos balneários Daniela e Jurerê Internacional, Cachoeira do Bom Jesus (praia), Lagoinha, Ponta das Canas e Praia Brava a coleta passa a ser feita de domingo a sexta, no período da noite. Nas demais, incluindo parte de Jurerê Tradicional, à direita da Rodovia Jornalista Maurício Sirotski (SC-402), será diária, mas no período da manhã.

A coleta convencional noturna será realizada, portanto, de domingo a sexta, a partir do dia de Natal. A coleta seletiva será mantida nos mesmos dias e horários em todos os balneários.

Lixo zero na praia 

De acordo com o gerente do Departamento de Coleta da Comcap, Ulisses Bianchini, o empenho da Comcap nesta temporada será para conseguir a colaboração do usuário. Tanto para acondicionar adequadamente os resíduos em contentores e para que estes equipamentos sejam dispostos na rua no horário certo, quanto para que seja reduzida a produção na orla.

‘Não faz sentido o veranista ir à praia com uma sacola cheia de bebidas e alimentos e, depois de consumi-los, largar lá as embalagens que deveriam ser encaminhadas à coleta seletiva”, aponta ele. A logística de coleta seletiva na faixa de areia seria muito onerosa ao poder público, por isso a Comcap orienta o morador e o turista a levar de volta e separar em casa os resíduos recicláveis, dando-lhes destino adequado.

Roteiros de coleta Operação Verão 2016/2017

 

Local Coleta convencional Coleta seletiva
Avenida das Rendeiras e geral da Joaquina  segunda a sábado no Verão7h quinta, 7h
Barra da Lagoa, Fortaleza da Barra e Cidade da Barra segunda a sábado no Verão7h quinta, 7h
Lagoa da Conceição(região comercial) segunda a sábado no Verão7h terça, 7h
Canasvieiras (orla) segunda a sábado no Verão7h quinta, 13h
Cachoeira do Bom Jesus (praia), Lagoinha, Ponta das Canas e Praia Brava domingo a sexta no Verão21h terça, 13h
Cachoeira do Bom Jesus (Rua Leonel Pereira) segunda a sábado no Verão14h terça, 13h
Daniela, Jurerê Internacional e Jurerê Tradicional até a SC-402( Rodovia Mauricio Sirotsky Sobrinho) domingo a sexta no Verão21h  segunda e sexta, 13h
Jurerê Tradicional (à direita da SC-402) segunda a sábado no Verão7h quarta, 13h
Praia do Forte segunda a sábado no Verão7h não há
Ingleses (lado direito) e Santinho segunda a sábado no Verão7h quinta, 13h
Ingleses (lado esquerdo, na região das Gaivotas) e SC-403 (do Ilha Shopping ao Água Show Park) segunda a sábado no Verão7h quarta, 13h
Campeche (só nas avenidas Pequeno Príncipe e do Campeche até o Riozinho) segunda a sábado no Verão7h  sexta, 7h
Morro das Pedras e Armação (só gerais) segunda a sábado no Verão7h quinta, 7h
Pântano do Sul, Açores e Solidão (só gerais) segunda a sábado no Verão7h quinta, 7h 

 

Dicas para o Verão

  • Respeitar dias e horários da coleta de resíduos sólidos.

 

  • Produzir menos lixo, reduzindo o consumo de embalagens e encaminhando os recicláveis (papel, plástico, vidro e metal) para a coleta seletiva da Comcap.

 

  • Retornar da praia com as embalagens vazias para encaminhá-las à coleta seletiva.

 

  • Só deixar na lixeira da praia o que não puder separar melhor em casa. Nunca deixar lixo na areia.

 

  • Nunca jogar lixo no chão. Na orla, usar as lixeiras indicadas pela Comcap. Na rua, usar as papeleiras azuis da Comcap para microlixo como papeis de bala ou ponta de cigarro. Garrafas e outras embalagens levar de volta para casa e destinar à coleta seletiva.

 

  • Jamais jogar lixo pela janela do carro. Usar uma sacolinha retornável acoplada ao câmbio.

 

  • Estabelecimentos que comercializem bebidas engarrafadas em embalagens de vidro não retornáveis deverão acondicioná-las em caixas de papelão ou sacos só com embalagens de vidro e dar destino conforme a Lei  8657/2011 e Decreto 14.945.

 

  • Resíduos volumosos devem ser levados até os Ecopontos da Comcap.

 

  • Participar da coleta seletiva da Comcap, separando papeis, vidros, plásticos e metais para a reciclagem. Os materiais recicláveis para a coleta seletiva devem estar limpos. Podem ser lavados junto com a louça para economizar água. Reduzir, sempre que possível, o volume desses materiais, desmontando as caixas de papelão e amassando as embalagens de plástico e metal.

 

Mais informações

AQUI sobre roteiros de coleta da Comcap

AQUI como separar os materiais recicláveis para a coleta seletiva

AQUI o que pode ser entregue e onde ficam os Ecopontos da Comcap

 Arquivos para download

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *