Projeto da ANTT está indefinido
19/12/2012
FloripAmanhã deseja boas festas e anuncia férias coletivas
19/12/2012

COMDES recebe apoio de prefeitos para campanha da Alça de Contorno

Buscar uma definição para o traçado da Alça de Contorno em Palhoça, fortalecer a mobilização da sociedade através da campanha “Obras Já” e pressionar a ANTT para definir o projeto da rodovia e encaminhar para o licenciamento são as prioridades do COMDES – Conselho Metropolitano para o Desenvolvimento da Grande Florianópolis para o início de 2013. A última reunião do ano, realizada na sexta-feira (14/12), no Hotel Maria do Mar, contou com a presença dos prefeitos eleitos César Souza Júnior (Florianópolis), Adeliana Dal Pont (São José) e do reeleito José Castelo Deschamps (Biguaçu), além de futuros vereadores e representantes das entidades que formam o Conselho. Os representantes do poder executivo da Grande Florianópolis se comprometeram a atuar conjuntamente para solucionar este que foi classificado por todos como o maior problema de mobilidade urbana da região.

Este foi o último encontro do COMDES sob a coordenação da Associação FloripAmanhã. A partir de 2013, a coordenação passa para a ACIF – Associação Comercial e Industrial de Florianópolis. No ano seguinte, conforme o revezamento definido anteriormente, será a vez da CDL-Florianópolis.

“Acho que o grande destaque deste último ano do COMDES foi a força que ele conquistou com o trabalho em parceria das entidades. A FloripAmanhã coordenou o processo, mas todas as entidades foram parceiras e fizeram a sua parte. Vimos que a escolha de um desafio comum é um bom caminho, e a Campanha da Alça de Contorno – Obras Já! uniu a todos e gerou bons resultados. Mesmo que as obras ainda não tenham começado, destravamos o nó, temos muito mais clareza hoje do que precisa ser feito para termos a Alça de Contorno do que há três meses atrás”, analisa a presidente da FloripAmanhã, Zena Becker.

Também presente no encontro, o deputado federal Espiridião Amim afirmou que sem a alça de contorno a região é o terceiro maior entrave logístico do Brasil. “E esta é nossa última chance de acertar a logística da região mais populosa de Santa Catarina”, acrescentou.

Segundo o engenheiro Ricardo Saporiti, consultor da FIESC, estudos indicam que se a Alça estivesse concluída, 18 mil caminhões por dia deixariam de passar no trecho entre Biguaçu e Palhoça, o que representaria 750 caminhões por hora deixando de circular na região.

A expectativa do COMDES é que sem o fluxo dos viajantes que apenas passam pela Grande Florianópolis para outros destinos, o atual traçado da BR 101 possa ter uma redução no movimento de 20% a 50%, com menos engarrafamentos, redução do número de acidentes e melhorias para entrega de mercadorias e deslocamento de pessoas.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *