Ponte Hercílio Luz: A novela…
31/07/2014
FloripAmanhã participa de reunião de entidades com prefeito
31/07/2014

Comcap colabora para solução em eventos

O diretor de Operações da Comcap, Marius Bagnati, recebeu na manhã desta quarta (30) as empresárias Larissa Kroeff, Natália Zanotelli Borges e Alanna Sousa, representantes da Acif Jovem, para tratar da mitigação dos impactos de eventos na produção de resíduos sólidos. “É muito bom ver pessoas assim entusiasmadas com novas soluções e boas práticas”, elogiou Bagnati, a propósito dos números apresentados sobre a Feira da Esperança deste ano.

Durante o evento na Capital, em maio, as empreendedoras da Meu Copo Eco, Ceres Ambiental e Todoos Impacto Social ativaram uma parceria para sensibilizar as pessoas a reduzir e reciclar os resíduos. A Comcap apoiou a ação com a cessão de equipamentos (contentores e lixeiras) e com a coleta dos resíduos recicláveis secos e dos rejeitos. Também com sua equipe de educação ambiental, com apresentação naquele evento de Dona Tainha e Vento Sul, personagens interpretados por Joseane Rosa e Ricardo Conceição.

Redução de custos com retornáveis

No total, foram produzidas 3,5 toneladas de resíduos durante a Feira da Esperança. Os resíduos foram pesados e caracterizados. Praticamente um terço correspondeu a resíduos orgânicos que foram encaminhados à Fundação Serte. Outro terço foi de recicláveis secos e ainda uma terceira parte de rejeitos, informou Natália.

O importante, acrescentou Larissa, é que ao longo dos dias do evento, a quantidade de rejeito (material inservível que segue para aterro sanitário) foi diminuindo, indicando a mudança de comportamento dos participantes a partir das ações de comunicação e sensibilização. No evento, a substituição dos copos descartáveis pelos retornáveis da Meu Copo Eco e dos sacos plásticos por compostáveis resultou numa economia de R$ 20 mil para a organização da feira.

De lá pra cá, segundo Alanna Sousa, as três empresas que participaram dessa ação voluntária pela Acif Jovem articulam uma consultoria para gestão sustentável de eventos. O projeto, aliás,é um dos 26 selecionados pelo programa Social Good Brasil (LAB) em Santa Catarina, entre 285 ideias inscritas em todo o Brasil. Está em laboratório e deve resultar em ferramentas que serão compartilhadas com os operadores de eventos.

A Comcap vai colaborar com conteúdos e expertise na logística de limpeza, de coleta e destinação de resíduos sólidos.

(Prefeitura de Florianópolis, 30/07/2014)

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *