Maré vermelha causa proibição de venda de ostras em SC
10/04/2008
Anita Pires re-assume presidência da FloripAmanhã em assembléia geral
10/04/2008

Comcap apóia e incentiva a reciclagem de óleo e de pneus

A Companhia Melhoramentos da Capital firmou dois novos convênios para ampliar a reciclagem de materiais como óleo de cozinha e pneus no município de Florianópolis. Pelo termo de colaboração firmado pelo presidente da Comcap, José Nilton Alexandre, com a Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (Acif), a Comcap cede espaço físico para armazenamento do óleo vegetal recolhido pelo Projeto ReÓleo. As bombonas serão armazenadas em área do Centro de Transferência de Resíduos Sólidos (CTReS) da Comcap, no Itacorubi.
No mesmo local, a Comcap está implantando um “ecoponto” para entrega de pneus inservíveis. “Precisávamos dotar a cidade com a destinação adequada para os pneus e agora conseguimos isso”, comenta José Nilton Alexandre. A solução que, de acordo com o presidente, atende aos princípios da gestão sustentável dos resíduos sólidos urbanos foi possível por meio de convênio com a Associação Reciclanip. O convênio foi assinado pela Comcap com a anuência da Prefeitura Municipal de Florianópolis.
Pelo termo, a Comcap responsabiliza-se pela instalação do centro de coleta – o ecoponto no CTReS– e a Reciclanip, pela retirada e destinação do material sempre que atingir volume mínimo de 2 mil pneus de passeio ou 200 pneus de carga.
ReÓleo
Para destinar à reciclagem o óleo usado na cozinha, os moradores da Grande Florianópolis podem entregar o resíduo na rede de Postos Galo (Saco dos Limões, Rio Tavares, Lagoa, Barra da Lagoa, Estreito, Centro de Florianópolis, Shopping Itaguaçu, Aririú), na Acif Regional Ingleses ou diretamente no CTReS da Comcap, no Itacorubi.
A separação é fácil:
1- Após a fritura dos alimentos, espere o óleo de cozinha esfriar.
2 – Coloque em uma garrafa PET (dessas de refrigerantes), utilizando um funil com gase, se possível, para separar os resíduos sólidos. Vá coletando o óleo até completar a garrafa.
3 – Leve a garrafa tampada até o PEV – Ponto de Entrega Voluntária.
4 – Este óleo será recolhido e levado para a reciclagem, transformando-se em diversos novos produtos para uso agrícola, na construção civil, de limpeza e higiene ou mesmo em biodiesel.
De acordo com Marina Rymsza Ballão, responsável pelo ReÓleo na Acif, já há mais de 800 bares e restaurantes e 25 condomínios conveniados onde a coleta é feita regularmente.
(Prefeitura Municipal de Florianópolis, 09/04/08)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

2 Comentários

  1. Elizete disse:

    Gostaria se possível ter coleta do óleo de cozinha no bairro da trindade, já que esta comunidade não tem um lugar para depositá-lo.
    Obrigada…

  2. Janine, da equipe do site disse:

    Prezada Elizete,
    de fato ainda não existe coleta de óleo de cozinha no bairro Trindade. Contudo, a senhora e os demais moradores podem utilizar o ponto de entrega mais próximo da Trindade, o do Itacorubi.
    CTRes Comcap
    Rodovia Admar Gonzaga – Itacorubi – Florianópolis/SC
    (48) 3334-1529
    Projeto ReÓleo – Contatos
    Acif (Associação Comercial e Industrial de Florianópolis
    Site: http://www.acif.org.br/projetos/view.php?cod=43
    E-mail: reoleo@acif.org.br
    Fone: (48) 3224-3627
    Responsável: Marina Ballão — Engenheira Sanitarista e Ambiental
    CREA 85582-4/SC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *