Representantes de Santa Catarina vão a Brasília buscar soluções para a mobilidade de Florianópolis
22/11/2011
Intervenções circenses levam arte e riso às ruas de Florianópolis
23/11/2011

Combate ao câncer infantojuvenil leva voluntárias às ruas de Florianópolis

Segundo Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer infantil é o principal responsável pela morte por doença de crianças e adolescentes entre 5 e 19 anos no Brasil. Porém, se diagnosticado precocemente, o índice de cura da doença pode chegar a 70% dos casos. Por essa razão, foi instituído pela lei nº. 11.650, de 4 de abril de 2008, o Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantojuvenil (DNCCI), celebrado anualmente no dia 23 de novembro.

Para chamar a atenção da sociedade para essa causa, as voluntárias da Associação de Voluntários da Saúde do Hospital Infantil Joana de Gusmão (AVOS) promovem uma passeata, nesta quarta-feira (23), às 15h. A concentração será na Praça XV de Novembro, no Centro de Florianópolis.

As canarinas, como são conhecidas as voluntárias da AVOS, estarão munidas de cartazes com alertas relacionados ao câncer, e convidam a comunidade a participar.

A AVOS atua junto ao Hospital Infantil Joana de Gusmão (HIJG) há 36 anos. O hospital é referência no atendimento oncológico pediátrico do estado e recebe pacientes de todas as regiões de Santa Catarina.

O projeto mais recente da associação é a construção de uma nova casa de apoio, que vai se chamar Casa de Apoio Vovó Gertrudes. Nela, serão acolhidas crianças e adolescentes junto com seus familiares, que estiverem em tratamento de radioterapia e quimioterapia no HIJG. São 22 apartamentos com banheiros individuais, sala de convivência, cozinha, lavanderia, brinquedoteca, capela ecumênica, numa área de 1.835m². Atualmente, todos os esforços da AVOS estão voltados à finalização da obra.

A doença

Do total de casos de câncer no país, apenas 3% atinge crianças. De acordo com o INCA, os tumores mais frequentes na infância e na adolescência são as leucemias (que afeta os glóbulos brancos) que somam 33% dos casos, seguidos do sistema nervoso central (20%) e linfomas (12%).

Os sintomas

O câncer é considerado uma doença silenciosa. E no caso das crianças, os sintomas podem ser confundidos com o de outras doenças muito comuns. A Dra Denise relacionou alguns sinais como sendo os principais indícios do câncer infantil, mas não descarta a necessidade de procurar ajuda médica. Segundo ela “é somente o pediatra que consegue perceber mais facilmente e com mais clareza os sintomas que podem ocasionar tumores e fazer o encaminhamento para o especialista”.

Apesar dos sinais do câncer serem inespecíficos, é possível ficar atento a ínguas aumentadas no pescoço e maxilar, dor de cabeça e nos ossos que impeçam a criança de brincar ou se locomover, anemia sem explicação associada à febre e fraqueza, dor abdominal e vômito, desaceleração no crescimento, sangramentos e aparecimento de caroços no corpo sem que tenha havido trauma, e febre persistente por mais de uma semana.

Mais informações com a assessoria de imprensa da AVOS, pelo telefone 48 8474-4184.

(De Olho na Ilha, 22/11/2011)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *