Temos uma marca gastronômica e não sabemos usar
18/07/2017
Retomada Sala de Situação Municipal do Aedes aegypti
19/07/2017

Com previsão de forte geada, agricultor de Florianópolis tenta driblar prejuízos

Há 50 anos morando e vivendo da agricultura no bairro Ratones, no Norte da Ilha, o aposentado Dilon Francisco Alves, 74 anos, conta que já viu suas plantações e seus animais serem muito castigados pelos invernos rigorosos e pelas geadas. Alves, que planta alface, espinafre e salsinha para vender, relata que além de a geada matar as plantas, na maioria das vezes o gado também sofre com o frio – ele cria 25 cabeças do animal.

Ratones é um dos lugares mais frios de Florianópolis. Conforme o meteorologista da Epagri/Ciram Marcelo Martins, uma forte geada está prevista para o amanhecer desta quarta-feira (19). “Além do prejuízo com as plantas de venda, o capim para o gado acaba secando também. Então o prejuízo é sempre numa escala maior”, diz.

Depois de tantos anos vendo a geada destruir parte das plantações, Alves tem as suas técnicas para preservação. “Além do gelo, o que mata as plantas é a presença do sol em cima delas ainda com gelo. Procuro molhar antes que o sol apareça, isso ameniza. Ainda há a opção de cobrir a plantação com panos”, explicou.

(Leia na íntegra em Notícias do Dia Florianópolis, 18/07/2017)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *