Dia Mundial da Água alerta para o uso consciente do recurso finito em Santa Catarina
22/03/2018
Pacote de obras prevê reforma das pontes Pedro Ivo e Colombo Salles
26/03/2018

Com novas calçadas e iluminação, Largo Benjamin Constant, no Centro, é revitalizado

Na véspera do aniversário da cidade, a população de Florianópolis ganhará um presente especial. Está marcada para esta quinta-feira (22) a inauguração da revitalização do Largo Benjamin Constant, no Centro. O espaço, que tem pouco mais de 2.000 m², está totalmente integrado a cidade e, agora revitalizado, oferece bem-estar a toda comunidade. As obras tiveram início em setembro de 2017.
Além do que estava previsto no projeto inicial, como os novos mobiliários urbanos, lixeiras, recuperação das calçadas, iluminação e sinalização, o Largo ganhou ainda um espaço Pet, uma academia ao ar livre e um playbaby, tudo com o olhar do paisagista Jordy Castan e a supervisão do engenheiro Felipe Koerich e da arquiteta e urbanista Ana Carolina Ogata.
A revitalização teve aprovação e apoio do IPUF (Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis), Comap, Floram, Prefeitura de Florianópolis e da Associação FloripAmanhã.  O projeto, idealizado pelo casal Walter Osli Koerich e Linda Koerich, integra o W Life Praça, programa que já adotou e revitalizou 14 espaços públicos. O projeto foi desenvolvido pelo escritório A Boa Vista Paisagismo, passando por adequações para atender aos pedidos da comunidade e estabelecer um elo de proximidade.
Um dos assuntos que mais geraram interesse da comunidade na revitalização foi a poda sanitária das árvores. “O projeto do Largo Benjamin Constant foi um projeto de escolhas. Tinham muito mais árvores dos que as que cabiam lá e apesar da discussão que se formou, temos responsabilidades com os espaços públicos. Não teve nenhuma árvore lá que não foi vistoriada e discutida pelos órgãos competentes”, comenta Jordy Castan.
Para a arquiteta Ana Carolina Ogata, outro desafio foi atender as demandas da comunidade. “Desafios são sempre motivadores. Conseguimos reestruturar uma área importante do Largo com a recuperação da obra do Hassis, além de inserir equipamentos que vão atender as crianças, como o playbaby e a academia ao ar livre, para os adultos ”.
Obra recuperada
Um dos trabalhos mais marcantes e importantes do local é o Petit Pavê, uma obra do artista plástico Hassis e que se encontrava em péssimo estado, com grandes trechos das calçadas destruídas e outros sem visibilidade com conta da sujeira. Completamente recuperado com os desenhos originais, colocados em 1965 sob a supervisão do próprio Hassis, agora a obra pode ser vista pela comunidade. O trabalho conta através dos desenhos a paixão do artista pela ilha de Santa Catarina com a valorização do folclore local, o artesanato e o registro da queda do avião Temeia, da Esquadrilha da Fumaça em 1961.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *