Programa vai incentivar a implantação de infra-estrutura cicloviária em municípios
10/04/2008
Plástico já responde por 70% da poluição marinha
10/04/2008

Coleta Seletiva de Lixo – Passo a Passo

Os quatro “erres”

“R” de REPENSAR –
repense seus hábitos de consumo e comportamentos. Veja onde você pode economizar e evitar produzir lixo.
“R” de REDUZIR – reduza seu consumo e o uso de embalagens e produtos não recicláveis.
“R” de REAPROVEITAR – reaproveite materiais, pa­pel, embalagens, etc., que muitas vezes vão para o lixo mais que poderiam continuar sendo usados ou doados para outras pes­soas.
“R” de RECICLAR – recicle seus resíduos ou doe-os para quem os recicla.
Saiba o que Separar
a) Lixo Seco (Materiais inorgânicos):PAPEL (jornal, caixas e embalagens de papel, revistas, cartuchos, papelão, carteira de cigarro etc.); PLÁSTICO (saquinhos de leite, emba­lagens e frascos, sacos plás­ticos, brinquedos etc.); METAIS (latas, tampinhas, tubos de pasta de dente ou de remédio etc.); VIDRO (garrafas, frascos, lâmpadas etc., inteiros ou quebra­dos). Todo o material separado para a reciclagem, deve estar limpo. Portanto, antes de separar, passe uma água e tire a su­jeira grossa.
b) Lixo Molhado (Materiais orgânicos): são constituídos por restos de comida e sobras de cozinha. Se você morar em casa e houver lugar com terra, esses materiais podem dar excelente adubo.
c) Lixo: É constituído pelo restante dos materiais que não po­dem ser reciclados ainda, como o papel carbonado ou de fax, por exem­plo. O ideal é ir evitando materiais assim e, quando não for possível, procure dar o máximo de utilidade ao recurso usando-o de outras for­mas. A caixa de leite, tipo longa vida, por exemplo, não pode ser re­ciclada, mas pode ser reuti­lizada como vaso para muda de árvore ou se­mente, ou servir para atividades artísticas.
*****O lixo é composto ainda por sobras de pano, de madeira, de iso­por e por outros materiais, que podem se transformar em matéria prima para fazer bonecas, brinquedos, trabalhos artís­ticos, etc. É só usar a criatividade.
O Melhor É Não Produzir Lixo
Antes de pensar em fazer coleta seletiva do lixo, pense em não produzir lixo, evitando o desperdício, procurando usar um lado e o ou­tro do papel e aproveitar as sobras de papel para bilhetes e rascu­nhos. Evite comprar produtos com embalagens muito grandes e que utili­zam muitos materiais mas que não pos­suem nenhuma utilidade ou não pos­sam ser reaproveitadas. Só use embalagens descartáveis que podem ser recicladas. Evite os des­cartáveis feitos para usar uma vez só e jogar fora.
Prepare as Vasilhas
*****A coleta seletiva começa ao lado da pia da cozinha, onde é pre­ciso ter três vasilhas. Uma para o lixo seco outra para o molhado e uma terceira para os materiais que vão para o lixo mesmo, por não ser possível ainda sua reciclagem. A outra providência é arranjar um lugar para guardar os materiais reci­cláveis (lixo seco), abrigado da chuva. Podem ser sacos grandes ou mate­rial resistente, galões ou outros vasi­lhames como caixas de ma­deira, de preferência com tampa. Uma vez por mês, ou assim que as vasilhas encherem (as de papel e plástico enchem pri­meiro), providencie a venda, para não deixar acumular. Não há pe­rigo atrair moscas, baratas e restos se o material separado para reci­clagem estiver limpo.
Quem Não se Comunica se Trumbica
*****Convença seus pais, professores, colegas, vizinhos e até o sín­dico do prédio da importância da coleta seletiva. Nin­guém resiste à insistência e ao poder de persuasão de um jovem. Faça uso desse poder por uma causa justa. Misturar o lixo é um verdadeiro crime contra a natureza, provoca poluição, desper­diça recursos naturais e matérias primas, diminui a vida útil dos depósitos públicos de lixo, além de jogar dinheiro fora.
Mexer com Lixo Não É Sujeira
*****As bactérias que existem no lixo são as mesmas que estão em nossa comida. Em todo caso, não custa nada usar uma luva toda a vez que for mexer com lixo, até mesmo porque um caco de vidro ou tampa de lata pode cortar você. Ratos, baratas e mosquitos só são atraídos para onde há sujeira. Se você man­tiver o local onde deposita os materiais recicláveis sempre co­berto e protegido, evitando deixar que se acumu­lem muito, não há perigo
Síndico Não É Inimigo
*****Síndico é um vizinho como você, só que foi eleito pela maioria para cuidar dos assuntos coletivos do condomínio onde você vive. Uma forma de colaborar com ele é ajudá-lo a fazer a coleta seletiva do prédio. Por exemplo, sugira ao síndico co­locar um galão em cada andar, ao lado do lugar onde se joga o lixo. Os próprios funcionários podem recolher diariamente o lixo que não é lixo, separar os materiais e vender, ficando a metade para dividir entre os funcionários e a outra metade para o condomínio. Com os galões nos andares, fica mais fácil per­correr apartamento por apartamento pedindo a cada vizinho que se­pare o lixo.
Escola Não É Só Para Estudar
*****A escola não é só para ensinar Língua Portuguesa, Mate­mática, Geografia, por exemplo, mas também para educar o aluno para ser um bom cidadão e respeitar o meio ambiente. Por isso, a escola deve ser a maior interessada em implantar ou ajudar a fazer a coleta seletiva do lixo, pelo seu próprio caráter peda­gógico. Converse com seus professo­res, a direção e sua turma. Sugira uma gincana escolar do lixo que não é lixo, para ver qual a turma que consegue trazer mais materiais reci­cláveis. A outra metade vai para a escola comprar lixeirinhas extras para material reciclável para sala de aula e galões para instituir a co­leta seletiva permanente na escola.
Não Espere Por Ninguém, Nem Desista
*****Use a criatividade e tenha iniciativa. Descubra a me­lhor so­lução para fazer a coleta seletiva em sua casa, aparta­mento, edifício ou escola. Não há uma receita pronta. Descubra você mesmo as melhores soluções e como contornar os obstáculos. Você não pode ficar a vida inteira esperando que seus pais, professores ou o próprio governo faça alguma coisa por você. Veja o que você pode fazer. E não desista. Às vezes dá aquela preguicinha e uma vontade de deixar tudo como está. E muita gente passa a vida toda se lamentando, se sentindo infeliz e derrotada por isso. Mas você pode conseguir se quiser.
A Hora de Vender
*****No final do mês, quando você tiver acumulado material reciclá­vel suficiente, calcule mais ou menos o peso e procure um ferro-velho ou casa que compre materiais. Pesquise o melhor preço, pois eles va­riam de lugar para lugar. Só venda para quem se comprometer a ir bus­car o material, sem repassar o custo do transporte. Os ferro-velhos vendem para intermediários que ven­dem para os fabricantes. Se você conseguir vender para o inter­mediário ou direto para o fabricante, ga­nhará mais dinheiro. É só procurar nas Páginas Amarelas o telefone de­les. Caso pre­fira, pode optar por doar o material reciclado para uma casa de caridade. É uma forma de ajudar a acabar com a fome e a misé­ria.
(Vilmar Sidnei Demamam Berna, Portal do Meio Ambiente, Especial)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *