Parque ecológico do Morro das Pedras, em Florianópolis, começa a sair do papel
04/12/2017
Projeto de mobilidade prevê colapso na Ilha caso nada seja feito até 2019
04/12/2017

Colégio de Aplicação lança campanha de financiamento coletivo para parquinho inclusivo

A Associação de Pais e Professores do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina (APP/CA/UFSC) lança, junto com a direção do colégio, uma campanha de financiamento coletivo para viabilizar a reformulação do parquinho. O objetivo é transformá-lo em um parque inclusivo, com acréscimo de brinquedos adaptados para crianças com deficiência, para que todas as crianças possam brincar e interagir juntas.

A empreitada é um esforço coletivo de uma equipe multiprofissional, que reúne, além da direção e professores do colégio, as seguintes entidades: o Ateliê Modelo de Arquitetura (AMA), do curso de Arquitetura da UFSC, responsável pelo projeto; a Prefeitura do campus da UFSC; o Núcleo de Educação Ambiental (NeAmb/UFSC); o Projeto Cheiro Verde; o Coletivo Lixo Zero; e o Grêmio Estudantil do colégio (GECA). além do apoio das famílias, com doações financeiras, de materiais e mutirões.

Revitalização dos espaços

O projeto do Parque Inclusivo compõe um conjunto de obras de intervenção que foram realizadas no CA no decorrer de 2017, com a finalidade de tornar os espaços mais adequados às atividades físicas, de lazer e convivência, além de oferecer um ambiente mais acessível, seguro e acolhedor para a comunidade escolar, em especial para os estudantes.

As obras de recuperação e criação de novos espaços foram deliberadas em Assembleia Geral da APP-CA e, desde então, já foram realizadas as seguintes obras: drenagem e preenchimento da quadra de areia já existente; construção de dois campos de grama, com rampas de acesso; preenchimento com areia e cercado de pneus na “Árvore-balanço” , junto à entrada; manutenção de rampas de acesso e recuperação de pisos e troca de acessórios danificados dos sanitários.

Algumas obras estão em andamento, como a reforma da quadra de esportes de cimento (com verba de aditivo conseguida com a UFSC), e a colocação de grama e alambrado no novo campo de grama. As intervenções incluem, ainda, a construção de um deck e aplicação de mosaicos nas mesas de uma área de bambuzal, próxima à quadra de esportes, além da limpeza e adequação da trilha do bosque da escola.

As obras utilizam o conceito de sustentabilidade, com elementos de bio-construção, com a reutilização de materiais na construção de mobiliários, como pneus e ponta de estoque de azulejos. Acaba de ser aberto o processo licitatório para a construção de novo acesso do Colégio. A gestão do Colégio de Aplicação está lutando também para a construção de um ginásio coberto, cujo projeto inicial já está pronto.

O apoio da comunidade

Para viabilizar os custos das obras, a APP-CA vem desenvolvendo ações para o levantamento de fundos, como almoço coletivo, Festa das Famílias, rifas e uma campanha para doação de materiais, como cimento, tinta, ferro e madeira. Além de fazer a doação financeira on-line de qualquer valor, a comunidade do CA e da UFSC podem contribuir ao longo do ano para a APPCA , doando materiais ou sendo voluntário nos mutirões.

Mais informações pelo telefone (48) 3365 2030.

(Ufsc, 01/12/2017)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *