Preço da gasolina em Florianópolis subirá a partir desta quinta-feira
31/01/2013
Incêndio em bc põe polícia da capital de prontidão
31/01/2013

CODENI – Conselho de Desenvolvimento do Norte da Iha

A sociedade civil organizada sempre esteve disposta a ajudar a resolver os problemas do Norte da Ilha, sempre participou e deu muitas sugestões aos poderes públicos. Porém devido ao conjunto de políticas públicas vigentes estes voluntários – que trabalham de graça – notaram que não estavam sendo ouvidos.

Esta percepção foi o denominador comum que impulsionou através da iniciativa da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis – ACIF a proposta aprovada por 30 entidades em 14/05/2012 de criar um conselho regional chamado Conselho de Desenvolvimento do Norte da Ilha (CODENI).

Com o início das atividades este conselho se reúne com periodicidade mensal até hoje, aprovou sua diretoria e também o Plano de Desenvolvimento do Norte da Ilha que aborda uma lista de necessidades da região – subdividida em 4 conjuntos: Ambiental, Econômico, Infraestrutura e Social.

Para cada conjunto destes foi criado um grupo de trabalho, com coordenadores, e para onde toda a nova entidade que entra no conselho é encaminhada após verificar com qual dos quatro suas atividades se identificam mais.

O CODENI hoje tem o apoio do Sapiens Parque que deu exclusividade de acesso para fundo que reterá 0.5% de tudo o que for investido no parque, acumulando hoje R$ 75 mil e prevê na conclusão dos investimentos caixa de R$ 40 milhões. Além de terreno a ser doado pelo Sapiens Parque para o CODENI implantar seu projeto de vila comunitária para as entidades do Norte da Ilha. Além disto, a ACIF também apóia o conselho através de locais para realizar suas reuniões e suporte administrativo para que a diretoria do CODENI possa realizar suas tarefas.

A primeira etapa do CODENI será consolidá-lo fazendo com que este alcance todos os distritos e depois os bairros da região, por isto sua diretoria contém 6 diretores de captação – um para cada distrito do Norte da Ilha – que terão tarefa de trazer para dentro do conselho as entidades nele ativas. Além destes diretores ainda existem outros 3: Diretor de Grupos de Trabalho que acompanha atividades dos 4 grupos de trabalho, Diretor de Planejamento que Atualiza o Plano de Desenvolvimento do Norte da Ilha e Diretor de Captação de Recursos para projetos na região.

Este conselho está muito bem estruturado, está pronto para receber todas as entidades da região para em conjunto promover o desenvolvimento do Norte da Ilha. No futuro conselhos regionais em todas demais regiões da cidade naturalmente serão criados com referência neste primeiro conselho que cumpre uma representatividade rara em conselhos da capital: alcança os bairros e as pessoas que estão na base da pirâmide.

(ACIF, 30/01/2013)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *