Projeto Cidade Limpa é encaminhado à Câmara de Vereadores de Florianópolis
16/07/2013
Implantado primeiro Núcleo de Defesa Civil da Capital
17/07/2013

Cidades da Grande Florianópolis também contam com coleta e palestras do ReÓleo

Um dos mais importantes programas de preservação ambiental de Florianópolis, o ReÓleo, também tem atuação destacada nas cidades da Grande Florianópolis. Criado há 15 anos pela Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF), o projeto cresceu e hoje atende, além da Capital, os municípios de São José, Palhoça e Biguaçu, e até cidades um pouco mais distantes como Paulo Lopes, Governador Celso Ramos e Anitápolis.

“O trabalho já tem grande aceitação em Florianópolis e tem conseguido espalhar a ‘semente’ da preservação pelas cidades vizinhas. Agora, contamos com a comunidade da região metropolitana para nos auxiliar nesta empreitada”, destaca Luiz Falcão de Moura, diretor do Programa.

Ao todo, são 93 pontos de coleta e Postos de Entrega Voluntária (PEV’s) espalhados só nestas cidades, entre eles restaurantes, lanchonetes, postos de combustíveis, condomínios, escolas e instituições públicas e privadas. Em média, o ReÓleo recolhe 30 mil mensais litros do resíduo em toda a Grande Florianópolis.

Além do número expressivo de litros de óleo vegetal coletados – o Programa já chegou a marca de 2,1 milhões -, que deixaram de ser indevidamente despejados em rios, lagoas e lençóis freáticos, o ReÓleo também investe na formação de uma geração mais consciente. Com a palestra interativa “Reciclar é Educar”, reúne musica, teatro e atividades práticas. Desde 2011, foram promovidas 39 palestras em escolas de Palhoça, Biguaçu e São José, levando educação ambiental para mais de 2,6 mil crianças e adolescentes. “Depois de aprender sobre os cuidados com o meio ambiente, são eles que repercutem a cultura da preservação para a família e amigos. É um ciclo virtuoso, que vai além da reciclagem de óleo, e que seguirá para toda a vida”, explica Falcão.

Ainda neste ano, o desafio é atender cerca de seis mil crianças, capacitando-as como agentes do Reóleo – a Secretaria Estadual de Educação já está montando agenda e vai levar, a partir de agosto, as palestras do Programa para turmas de Ensino Fundamental de todo o Estado. Ao mesmo tempo, o ReÓleo quer contar com 1,1 mil estabelecimentos participantes e mais de 300 Pontos de Entrega Voluntários.

Para o presidente da ACIF, Sander DeMira, a contribuição do ReÓleo para o desenvolvimento sustentável das cidades é imensa. “A valorização da iniciativa é fundamental e vai permitir que as próximas gerações convivam em lugares mais saudáveis, belos e com a qualidade de vida preservada”, diz.

Saiba mais sobre o Programa ReÓleo

Iniciado em 1998 pela ACIF Mulher na Lagoa da Conceição, hoje, o ReÓleo já coletou e reciclou mais de 2,1 milhões de litros de óleo vegetal – para que se tenha uma dimensão exata da importância do número, é só pensar que um litro do resíduo contamina um milhão de litros de água – e atende toda a Grande Florianópolis, com quase 200 pontos de coleta espalhados pela região metropolitana. Com a parceria da Ambietal Santos, do Paraná, transforma os resíduos em produtos de limpeza, distribuídos gratuitamente aos participantes do programa. Em média, o ReÓleo recolhe 30 mil litros do resíduo saturado todos os meses na Grande Florianópolis.

As escolas também contribuem com a coleta de óleo, tornando-se pontos de entrega voluntária. Hoje, já são 65 PEV’s instalados em escolas públicas e particulares da região. Além disso, qualquer pessoa pode participar, recolhendo seu óleo em casa e levando-o acondicionado em garrafas pet até os pontos de coleta. Escolas e condomínios, além da mobilização de alunos e moradores, também podem se tornar um ponto de coleta, assim como restaurantes e hotéis. Basta apenas fazer o cadastro via email junto ao programa e seguir as orientações.

Neste ano, o ReÓleo recebeu homenagem da Câmara Municipal de Florianópolis em reconhecimento aos serviços prestados à cidade. Já em 2012, foi responsável por colocar Florianópolis no Guinness Book, como a cidade que mais recicla óleo de cozinha do mundo, e foi considerado o Melhor Projeto de Responsabilidade Ambiental pela APAE de Florianópolis, recebendo o Troféu APAE de Responsabilidade Social. E em 2008, o programa recebeu o prêmio “Empresa Cidadã” da ADVB/SC na categoria Preservação Ambiental.

O programa conta com o apoio da Companhia de Melhoramentos da Capital (Comcap) e da Fundação do Meio Ambiente de Florianópolis (Floram).

(Acif, 16/07/2013)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *