Revitalização do Bosque Pedro de Medeiros, em Florianópolis, ainda não saiu do papel
16/07/2012
Dançarinos da Apae Florianópolis participam da abertura dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos
16/07/2012

Ciclistas organizam passeio para pedir agilidade na construção de ciclovia em Florianópolis

O projeto de construção de uma ciclovia na Rua Osni Ortiga, na Lagoa da Conceição, em Florianópolis, está mais próximo de sair do papel. A placa informativa sobre a obra já foi colocada na via. Depois de tantas promessas, a comunidade mantém a pressão para garantir que a obra comece logo e, neste sábado, realiza a quarta edição da Bicicletada da Lagoa.
A obra, que faz parte do projeto de revitalização da rua Vereador Osni Ortiga, na Lagoa da Conceição, está dividida em duas etapas. Na primeira, será feita a construção de um muro de contenção, drenagem e terraplanagem do terreno, e na segunda etapa será colocado o calçamento, pintura e sinalização.
A construção da ciclovia na Osni Ortiga é uma reivindicação antiga da comunidade e da Viaciclo (Associação de Ciclousuários da Grande Florianópolis). A rua liga os bairros do Sul da Ilha à Lagoa da Conceição. O custo total da obra, de 3,5 km de extensão, será de R$ 3 milhões.
Desde março, quando o prefeito Dário Berger anunciou a revitalização da Rua Osni Ortiga, os movimentos de ciclistas e a Associação dos Moradores do Porto da Lagoa (Ampola) realizam as bicicletadas para lembrar da promessa de governo. O compromisso assumido pela prefeitura, durante as comemorações do aniversário da cidade, era de que a obra fique pronta ainda este ano.
Desta vez, os organizadores esperavam reunir 100 pessoas no passeio. A concentração começou às 14h30min, com partida às 15h da Praça Bento Silvério, conhecida como Pracinha da Lagoa. A proposta de percurso era seguir pela Avenida das Rendeiras, passar pela Rua Osni Ortiga e até o Rio Tavares, pela rodovia SC-406.
Conforme Ébano Piacentini, um dos organizadores da Bicicletada da Lagoa, o processo para a construção da ciclovia está em andamento. Já há placas da prefeitura referente à obra.
— Soubemos que a prefeitura deve começar a revitalização em 15 dias — diz Piacentini.
Segundo ele, a luta pela ciclovia vai além da garantia de uma espaço de lazer para a comunidade.
— Reivindicamos também por uma questão de mobilidade urbana, um grande problema no Brasil e no mundo. Em países como a Dinamarca, o governo investe em ciclovias e as pessoas se sentem seguras para usar a bicicleta como meio de transporte. É um veículo que não polui, é leve, promove a saúde e o contato do usuário com o bairro — salienta Piacentini.
Durante o percurso, os ciclistas pretendiam instalar 30 placas em metal com informações sobre o artigo 201 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). A norma determina aos condutores de carros, motos e caminhões a redução de velocidade e uma distância mínima de 1,5 metros ao ultrapassar bicicletas nas vias públicas.
— A ideia é fazer com que os motoristas se familiarizem com a regra que é pouco conhecida — conta o participante da Bicicletada Eduardo Green.
A ciclovia na Osni Ortiga é reivindicada há 17 anos pelos moradores da Lagoa. Representantes da prefeitura, como o secretário de Obras, Luiz Américo Medeiros, foram procurados na manhã deste sábado para falar sobre a obra, mas não foram encontrados.
(DC, 14/07/2012)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *