Estação Cultural leva programação a 44 cidades catarinenses em março
27/02/2018
Coordenador do REVIT destaca projetos de revitalização previstos para 2018
28/02/2018

Consultor da União Européia realiza palestra sobre taxa de resíduos sólidos em Florianópolis

Palestra-445x670.jpg

O italiano Alessio Ciacci apresentará o modelo de resíduos sólidos constituído na Itália, na próxima sexta-feira (02/03), às 10h na sede da CDL Florianópolis.

Amplamente discutido recentemente em Florianópolis, a taxa e a destinação correta dos resíduos sólidos é tema do Encontro Nacional de Embaixadores do Instituto Lixo Zero. A CDL de Florianópolis, em parceria com o Instituto Lixo Zero e o apoio do Grupo Interinstitucional para a Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos de Florianópolis (GIRS), da Associação FloripAmanhã e da ACATS, abrirá o ciclo de palestras nesta sexta-feira (2), na sede da entidade, com o consultor da União Europeia Alessio Ciacci.

No encontro “Experiência italiana na taxa de resíduos, com foco no Lixo Zero” será compartilhado com empresários e gestores públicos o projeto de resíduos sólidos implementado no Vale de Susa, na região de Piemonte, no norte da Itália.

De acordo com Hélio Leite, gerente de articulação e negócios da CDL de Florianópolis, a discussão é pertinente não só pela importância da destinação correta dos resíduos sólidos, como também pelos recentes episódios ocorridos na Capital, que envolveu a taxa de coleta do lixo.

“O encontro será agregador e dará um norte aos integrantes do grupo de trabalho constituído pela Prefeitura de Florianópolis para tratar da nova legislação de cobrança da taxa de resíduos sólidos e para apresentar ou até mesmo aplicar soluções que dão certo nos países europeus”, afirma Leite.

Durante a palestra, o convidado explanará a aplicação prática do modelo constituído na Itália, assim como explicará as condições e os condicionantes para que o projeto tenha êxito.

“Há anos são estudadas as práticas de gestão e políticas públicas dos países europeus, que são vitrine para o mundo inteiro, e hoje, temos a oportunidade de receber dicas e orientações para um futuro melhor e a viabilidade de projetos sustentáveis para a cidade, respeitando a infraestrutura e a cultura local”, conclui Leite.

Inscrição

Para este encontro, a palestra será gratuita e aberta para o público, com foco em empresários e gestores públicos. A inscrição deve ser realizada pelo site da entidade www.cdlflorianopolis.org.br, até quarta-feira (28), às 18h. Vagas limitadas.
Mais informações, 48 3229-7010.

Palestrante

Alessio Ciacci é vencedor do Prêmio Europeu de Inovação Política com implementação do Lixo Zero e da Tarifa Pontual, na cidade de Capannori (Itália). O consultor presidiu a empresa de limpeza urbana que abrange 39 municípios da Itália e é presidente do Observatório Lixo Zero das cidades italianas, além de ter sido premiado como “Campeões da Economia Circular Italiana” e European Innovations in Politics Awards com a Tarifa Pontual aplicado a estratégia Lixo Zero.

Apoio

Girs
Abrasel
Acif
Floripamanhã
Sebrae
ACATs

 

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *