Festival de Terno de Reis na Capital
06/01/2010
SETUR abre novo posto de informações no Portal Turístico
06/01/2010

Casan pede que moradores economizem água em Florianópolis

Abastecimento foi restabelecido em bairros do Norte da Ilha, mas escassez pode voltar
A diretora técnica da Companhia Catarinense de Água e Saneamento (Casan), Adeliana Dalpont, afirmou nesta terça-feira que a água está chegando a todas as regiões de Florianópolis. O alerta para economizá-la continua.
Alguns pontos específicos, como residências em morros, ainda podem estar com problema, de acordo com Adeliana.
— O número de reclamações caiu consideravelmente. Se estávamos recebendo uma média de cem ligações por dia, hoje (terça-feira) não passou de 10.
A expectativa da Casan é que não falte mais água. Adeliana explicou que, com a volta de turistas para casa, o sistema ficou menos sobrecarregado e está sendo possível armazenar água nos reservatórios.
Moradores comemoram
A professora Gisele Cristine Corrêa, moradora da Vargem do Bom Jesus, depois de 10 dias de torneiras secas, comemorou nesta terça-feira o pouco de água que chegou a sua caixa.
Ela informou que um quarto dos mil litros da sua caixa foram abastecidos e que a água ainda chega com pouca pressão. A professora mora na última casa da rua, no alto de um morro. As demais residências, de acordo com ela, conseguiram encher todo o reservatório.
A água também voltou na casa de Cristiane Scheermann, que mora entre Jurerê e Canasvieiras. A família Silva, que passa a temporada de verão em Ponta das Canas, também recebeu água na manhã e com pouca pressão.
A família é proprietária de cinco apartamentos de frente para praia, dos quais três ficam alugados. No dia 30 de dezembro, cansados de esperar por um caminhão pipa da Casan, e preocupados com que os turistas ficassem sem água na virada do ano, eles pagaram R$100 para que o caminhão da companhia fosse aos apartamentos.
— Eles chegaram às 3h30min do dia 31. É claro que não ganhamos recibo. Isso é uma gorjeta, senão eles não vêm mesmo — declarou César Augusto Silva, 44 anos.
A diretora técnica da Casan disse não conhecer nenhum caso de cobrança de água. Ela pediu para que quem pagou pelo serviço denuncie à companhia. Os cinco caminhões pipa, oferecidos pela estatal, são contratados de uma outra empresa e a água não é cobrada e nem entra na fatura do consumidor.
O gaúcho Paulo César Martins estava hospedado desde o dia 26 de dezembro em um dos apartamentos da família Silva. Nesta terça-feira, ele foi embora e levou de lembrança fotos dos banhos de balde.
— A praia é ótima, mas esse problema de água não dá para aceitar.
Dicas para evitar o desperdício de água
– Enquanto estiver escovando os dentes ou fazendo a barba, deixe a torneira da pia fechada. Reabra apenas para enxaguar a boca ou para retirar o creme de barbear.
– Evite banhos demorados. Na hora de passar o xampu e o sabonete, desligue o chuveiro. Um banho de 15 minutos em chuveiro elétrico consome até 144 litros de água.
– Para irrigar as plantas use um regador. A mangueira aberta por 10 minutos gasta em média 188 litros de água.
– Só utilize a máquina de lavar quando estiver com sua capacidade total. No tanque, deixe as roupas de molho e use a mesma água para esfregar e ensaboar. Utilize a água usada no tanque para lavar o quintal e área de serviço.
– Nunca use mangueira para lavar a calçada ou o quintal. Utilize vassoura e balde. Lavar a calçada ou quintal com a torneira aberta por 15 minutos, consome cerca de 280 litros de água.
– Se a previsão do tempo for de chuva, deixe que ela se encarregue de regar as plantas no jardim. Assim você evita de gastar água desnecessariamente.
– Uma piscina de tamanho médio, exposta ao sol e à ação do vento, perde aproximadamente 126 litros de água/dia por evaporação. Com uma cobertura plástica a perda é reduzida cerca de 90%.
– Jamais utilize mangueira para lavar carro, pois a torneira aberta por 30 minutos, gasta de 215 a 560 litros de água. Com o balde são gastos 40 litros.
– Limpe as louças tirando todo o resto de comida. Ensaboe primeiro toda a louça e, só então, enxágue tudo de uma vez. Não deixe a torneira da sua pia aberta, pois em 15 minutos são gastos 243 litros de água. Com a torneira fechada enquanto a louça é ensaboada, o consumo cai para 46 litros.
– Não deposite lixo no vaso sanitário. Não acione a descarga sem necessidade. Mantenha a válvula da descarga sempre regulada e assim que perceber algum vazamento os registros devem ser fechados. Chame imediatamente um profissional para reparar o problema.
– Aproveite a hora do banho para fazer xixi no box.
– Oriente as crianças, pois elas vão aprender desde cedo que não devem desperdiçar água.
– Sempre lave as frutas e verduras numa vasilha com água e vinagre. Deixe a torneira fechada.
– Avise os órgãos competentes caso for percebido algum vazamento nas ruas e calçadas de sua cidade.
(DC, 06/01/2010)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *