Audiência pública debate situação entre táxis convencionais e de turismo receptivo
19/12/2008
Litoral brasileiro vira santuário de golfinhos e baleias
19/12/2008

Casa da Alfândega reabre após reformulação

A Casa da Alfândega, famoso ponto de exposição, comércio e valorização do artesanato de qualidade produzido em Santa Catarina, reabriu suas portas nesta quarta-feira (17/12), às 18h30. Fechada desde o início de novembro para restauração do reboco interno e reestruturação do ambiente, ela volta a receber o público totalmente reformulada. A casa é o “coração” do projeto do Corredor Cultural de Florianópolis, o qual a FloripAmanhã faz parte. Entre as novidades traçadas pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC), mantenedora do espaço, estão a qualificação do artesanato vendido no local, com a criação de um selo de qualidade, e a venda por meio de cartões de crédito e débito.

A Casa da Alfândega, famoso ponto de exposição, comércio e valorização do artesanato de qualidade produzido em Santa Catarina, reabriu suas portas na quarta-feira (17/12), às 18h30. Fechada desde o início de novembro para restauração do reboco interno e reestruturação do ambiente, ela volta a receber o público totalmente reformulada.

A casa é o “coração” do projeto do Corredor Cultural de Florianópolis, o qual a FloripAmanhã faz parte. Entre as novidades traçadas pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC), mantenedora do espaço, estão a qualificação do artesanato vendido no local, com a criação de um selo de qualidade, e a venda por meio de cartões de crédito e débito.

Com mobiliário novo e comunicação visual repaginada – aventais, sacolas de papel ao invés de plástico, embrulhos com a marca da casa e uniformes para os funcionários -, a Casa da Alfândega passará a ser conhecida como Centro da Cultura Popular Catarinense. No local, o artesanato catarinense, mapeado ao longo do ano pela Diretoria de Patrimônio da FCC, estará em permanente exposição, desde a herança açoriana, presente nas rendas e nos crivos, até a arte vinda da Região Serrana e do Vale do Itajaí. O espaço — com ar condicionado — também terá apelo turístico, com venda de cartões-postais e souvenires.

“A nossa intenção é ter um espaço digno para valorizar a produção dos artesãos de nosso Estado”, afirma a administradora da Casa da Alfândega, Luca Polli. Outra novidade é a qualificação do artesanato oferecido: os produtos passarão por uma curadoria, formada por especialistas vindos de entidades como a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), associações de artesãos profissionais e a própria FCC. Cada peça será vendida com um selo de qualidade que ajudará a tornar o artesanato catarinense conhecido mundialmente. A partir de 2009 serão oferecidas oficinas para os artesãos, buscando a melhoria da arte e da técnica dos profissionais. “Não queremos interferir na criação”, salienta Luca.

Depois de pedidos do público – uma média de 15 mil visitantes por mês, 40 mil durante a alta temporada -, será possível, no novo espaço, comprar com cartões de crédito e débito. Os cerca de mil produtos de artesanato vendidos no local custam entre R$ 3,00 e R$ 2 mil.

O espaço físico, localizado no térreo, está divido em três partes. A primeira é o local onde as peças de artesanato ficam expostas. A Integração do Saber Popular, na parte central, será um local para mostras gastronômicas das regiões catarinenses, palestras e troca de saberes. No terceiro ambiente serão oferecidas as oficinas de qualificação do artesanato. “Acredito ser esse um importante passo para a valorização da cultura popular catarinense”, destaca a presidente da FCC, Anita Pires.

A Casa da Alfândega funciona de segunda à sexta, das 9h às 19h, e nos sábados, das 9h às 12h. A entrada é gratuita.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *