Três dias de arte e entretenimento gratuito na Maratona Cultural de Florianópolis
11/03/2014
Estrutura de sustentação
11/03/2014

Campanha premia projetos inovadores em sala de aula

Um jardim de leitura e salas temáticas de Ciências, Matemática e Inglês onde os alunos é que mudam de ambiente, e não os professores. Estes são apenas alguns exemplos de iniciativas adotadas com sucesso em escolas públicas catarinenses, que conseguiram envolver alunos, pais, professores e a comunidade, transformando a realidade dos estudantes. Mas a falta de recursos pode ser um empecilho para que boas ideias sejam implantadas nas instituições.

Para ajudar a colocar em prática iniciativas como estas, é lançada hoje a campanha Vestindo a Educação, com o objetivo de viabilizar projetos comunitários, ações de baixo orçamento nas escolas públicas de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul.

– A medida do sucesso de uma campanha de mobilização é o quanto a comunidade se engaja. Queremos estimular a participação da comunidade e daquelas pessoas que têm pequenos projetos e ações. Nós vemos o quanto é decisivo para a escola ter um ambiente sadio e que motive as crianças a aprender – afirma Lucia Ritzel, gerente-executiva da Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho.

Um exemplo de como pequenas ações podem mudar a realidade dos estudantes está na Escola Básica Municipal Batista Pereira, no Ribeirão da Ilha, em Florianópolis. Uma alternativa às salas de aula tradicionais, outros espaços ganharam visual novo e permitiram uma dinâmica de ensino diferente. Não é o professor que vai até a turma, mas os alunos que se deslocam para as chamadas Salas Temáticas. Na de Ciências, a estante de livros, réplicas de esqueletos e bonecos com partes do corpo para montar tornam o aprendizado mais lúdico.

O armário foi reformado pela própria turma. E os aparelhos de ar-condicionado, comprados com dinheiro de ações entre amigos, também fazem diferença segundo a professora Patricia Speranza.

– O envolvimento é muito grande. Organizamos oficinas de acordo com as necessidades e queremos que as boas ideias se multipliquem – diz.

O objetivo da campanha Vestindo a Educação é dar um apoio financeiro para que as boas ideias possam ser implantadas. A ação é uma iniciativa do Grupo RBS e da Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho, em parceria com a Lojas Gang e a CWI Software.

(DC online, 11/03/2014)

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *