Rio Capivari: águas do verão
07/05/2009
Concluído relatório técnico sobre contas 2008 do Governo do Estado
07/05/2009

Associados FloripAmanhã tem 10% de desconto em cursos Sogeplan

A Associação FloripAmanhã em parceria com a Sogeplan está proporcionando cursos de capacitação nas áreas socioambiental, comunicação e marketing no terceiro setor, com 10% de desconto. As inscrições estão abertas para o curso de Comunicação e Marketing no Terceiro Setor. Associados FloripAmanhã devem se inscrever através da Associação para receber o desconto. Início das aulas dia 4 de junho, das 8h30 às 17h30, na Univale – Unidade Ilha, rodovia SC 401, nº 5.025, 2º andar Business Decor, Bairro Saco Grande em Florianópolis.

A Sogeplan fica na Rua Felipe Schmidt, 515, sala 209, Centro, Edifício Pórtico em Florianópolis/SC. Mais informações sobre os cursos pelos telefones (48) 3334-1535 ou (48) 8423-9346, ou pelo site da Sogeplan

SogeplanSobre a Sogeplan

A Sogeplan, Planejamento e Gestão Social Ltda., é uma empresa prestadora de serviços especializados em terceiro setor e em responsabilidade social empresarial. Dentre os serviços prestados, está o programa de capacitação criado para capacitar gestores institucionais e os envolvidos, direta ou indiretamente, com a área socioambiental.

O foco dos cursos é a gestão social, a agenda da Sogeplan inclui capacitações em Responsabilidade Socioambiental, Gestão Contabil Para o 3º Setor, Benefícios da Internet para o 3º Setor, Fontes de Recursos Através de Incentivos Fiscais, Gestão Cultural, dentre outros.

Confira abaixo alguns cursos que a Sogeplan oferece

Curso Comunicação e Marketing no 3º Setor

APRESENTAÇÃO
Importante treinamento para quem lida com a comunicação e a administração da instituição e quer novas informações sobre a área para aprimorar o marketing de uma organização sem fins econômicos.
Ao longo de oito horas do curso, serão mostrados conceitos de marketing, ferramentas de comunicação, campanhas e planejamento estratégico da comunicação de uma organização.

OBJETIVO
Realçar a importância da Comunicação e do Marketing para as organizações do Terceiro Setor, planejando e executando com eficiência, objetivando conquistar o reconhecimento da sociedade e incrementar a captação de recursos.

TEMAS DE TRABALHO
– Conceitos de Marketing e ferramentas de Comunicação;
– Uso de fotos, imagens e identidade visual;
– Como identificar e agregar valor a comunicação;
– A criatividade como ingrediente;
– Tipos de campanhas;
– Público alvo e objetivos da comunicação;
– Meios de comunicação mais eficientes e suas particularidades;
– Comunicação digital;
– O Processo da comunicação;
– Eventos como forma de divulgação;
– Relacionamento com imprensa/jornalistas;
– Captação de recursos e fidelização de doadores;
– Marketing institucional x marketing promocional;
– Formas de abordagem em diferentes campanhas;
– Planejamento da comunicação de uma organização do Terceiro Setor.
CARGA HORÁRIA: 08 horas

PÚBLICO ALVO:
Profissionais e gestores de entidades sem fins econômicos, que atuam ou pretendem atuar com a comunicação ou a gestão da instituição.

MINISTRANTE
Marcio Zeppelini – Graduado em Produção Editorial pela Universidade Anhembi Morumbi. Atua como editor geral da Revista Filantropia, é diretor executivo da Zeppelini Editorial e diretor da Diálogo Social Eventos para o Terceiro Setor. É membro do Conselho Técnico Consultivo do curso de Produção Editorial da Universidade Anhembi Morumbi, membro do conselho da Associação Brasileira de Editores Científicos (Abec), e consultor em comunicação e marketing para organizações do Terceiro Setor.

Curso “A gestão cultural”

APRESENTAÇÃO
As fontes de recursos para desenvolver e para manter projetos culturais, podem ser de origens; públicas, privadas (conhecidas como patrocínio ou mecenato cultural)
Conhecer as fontes de recursos disponíveis para a execução de um projeto é fundamental. Não aquela que está ao seu alcance, mas a que interessa a quem detém o recurso de um lado, e a que torna o seu projeto realizável, do outro.

OBJETIVO
Orientar gestores e produtores/criadores culturais, interessados no desenvolvimento de projetos culturais, que beneficiem a sua comunidade. Discutir a ação do gestor cultural e a sua responsabilidade na busca de recursos que viabilizem a realização da gestão cultural na difusão e desenvolvimento das diferentes formas do fazer cultural; Projetos de proponentes individuais ou projetos de responsabilidade de uma entidade sem fins lucrativos que contribuam para o resgate,o registro, a preservação, a proteção dos bens culturais de interesse coletivo.

TEMAS DE TRABALHO
– Definições de Gestão Cultural;
– Patrimônio Cultural (material/imaterial);
– Manifestações Populares: os saberes e os fazeres;
– Memória Coletiva e Responsabilidade Social;
– Manifestações Artísticas: Artes/Teatro/Música/Cinema;
– Língua e Literatura;
– Celebrações e Eventos;
– Investir em Cultura: Formas de Investimento:
– Mecenato Cultural;
– Leis de Incentivo Fiscal à Cultura.
– Projeto Cultural – não é bicho papão!

CARGA HORÁRIA: 16 horas

PÚBLICO ALVO
Profissionais, gestores e interessados em Projetos Culturais e Organizações do Terceiro Setor.

MINISTRANTE
Lélia Pereira da Silva Nunes: Socióloga, Mestre em Administração Pública pela UFSC, professora Adjunto aposentada de Sociologia da UFSC, foi Superintendente da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes e Secretária-Geral do Conselho Estadual de Cultura. É Presidente da Fundação Cultural Aníbal Nunes Pires, Diretora de Relações Internacionais da Casa dos Açores Ilha de Santa Catarina, Conselheira Titular da Comissão Nacional de Folclore, Diretora e Membro do Conselho Científico do Portal das Comunidades Açorianas do Governo Regional dos Açores. Colabora com os Jornais: Correio dos Açores, Açoriano Oriental, Diário dos Açores, e Diário Insular (Portugal), Portuguese Tribune (USA) e Jornal de Letras, Imagem da Ilha e Diario Catarinense (Brasil). Mantém regularmente a coluna de crônicas Pedra de Toque no Portuguese Times (New Bedford/USA), do qual é correspondente oficial para o Brasil, a coluna Na Margem de Cá na revista ComunidadeLUSA(New York,USA) e nos jornais “Atlântico Expresso” “Correio do Norte” e “Terra Nostra”(ilha de São Miguel, Açores). Assina o blogue Comunidades no site da RTP-Açores,Radio e Televisão de Portugal-Açores (ww1.rtp.pt/icmblogs/rtp/comunidades).

Curso “A Responsabilidade Social e o Balanço Social”

APRESENTAÇÃO

Nos últimos anos a responsabilidade social das empresas ganhou espaço no Brasil e no mundo. Independente da polêmica em torno do conceito é certo que muitas empresas têm procurado avançar num novo padrão de produção e consumo. Uma manifestação desta nova postura de algumas empresas é a crescente divulgação de Relatórios Socioambientais ou Balanços Sociais. Cada vez mais as empresas estão tendo que prestar contas à sociedade. Esta atitude é motivada por uma maior conscientização por parte de alguns empresários, mas também por pressão dos consumidores, da sociedade civil ou dos governos.

Em função do aquecimento global e da recente e complexa crise econômica mundial, os assuntos como emprego, transparência nos negócios, os impactos nas comunidades, a sustentabilidade do meio ambiente, os salários dos executivos são assuntos que, entre outros, estão ganhando importância ainda maior. Isto significa que a responsabilidade social e a forma como as empresas prestam contas das suas ações à sociedade devem ganhar maior relevância nos próximos anos.

Aos participantes do curso serão dados conteúdos sobre a importância da responsabilidade social no atual contexto de profundas mudanças socioeconômicas. Ao mesmo tempo, o curso irá aprofundar o significado dos relatórios de gestão e os diferentes modelos de Balanço Social. Nossa expectativa é fornecer aos participantes as principais ferramentas que permitam que o cidadão ou instituição possa ler, compreender os relatórios socioambientais das empresas e, a partir disso, estabeleçam um diálogo visando transformações positivas para as partes envolvidas.

OBJETIVO
Orientar as pessoas envolvidas com entidades sem fins lucrativos a respeito da importância da responsabilidade social das empresas, as visões e implicações e, ao mesmo tempo, apresentar o significado dos Balanços Sociais e os diferentes modelos utilizados pelas organizações.

TEMAS DE TRABALHO
– O que é RSE – visões: pré e pós-lucro: acionistas, filantropia, estratégia de negócios e cultura empresarial;
– Exemplos e práticas de SER;
– O que é o Pacto Global, Metas do Milênio (ONU),
– Modelos de Balanço Social,
– Indicadores Ethos de Responsabilidade Social,
– Balanço Social Modelo IBASE,
– Modelo GRI (Global Reporting Initiative).

CARGA HORÁRIA: 08 horas

PÚBLICO ALVO:
Profissionais, interessados e gestores de Organizações do Terceiro Setor.

MINISTRANTE
Odilon Luís Faccio – Diretor da Revista Primeiro Plano que trata da responsabilidade social das empresas e desenvolvimento sustentável. Participou de diversas pesquisas em empresas multinacionais como a Basf, Unilever, Bayer, Bosch, Wal-Mart, Nokia, Nestlé, Philips, Honda. Participou de diversas palestras e cursos de Responsabilidade Social Empresarial para funcionários de empresas: Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), Celesc, Eletrosul, Besc, Caixa Econômica Federal (CEF) e Conselho Regional de Administração de São Paulo/SP.

Curso “A Contabilidade no Terceiro Setor”

APRESENTAÇÃO
Existem tipos diversos de investidores, com muitos recursos a disposição das organizações que compõem o Terceiro Setor, sejam elas de caráter assistencial, cultural, esportivo, ambiental, no entanto, nem todas conseguem se habilitar e receber os recursos.
É de fundamental importância o cuidado e observância com a parte organizacional de uma Entidade do Terceiro Setor, com seus documentos de constituição, atas, registros contábeis e certificações. A captação de recursos depende, na maioria das vezes, de se estar em ordem com a documentação da entidade. Registros, relatórios e controles precisam fazer parte do “dia a dia” de uma entidade.
Nossa proposta é trazer ferramentas que possam ajudar aos gestores e demais pessoas ligadas a essas organizações do Terceiro Setor, a se prepararem, e por conseqüência, estarem aptas a captar os recursos necessários às suas atividades.
Aos participantes do curso será dada a compreensão da importância do profissional de contabilidade para estas organizações e quais serviços podem e devem ser realizados por este profissional, para que possam ser melhores aproveitados.

OBJETIVO
Orientar as pessoas envolvidas com entidades sem fins lucrativos a respeito dos principais aspectos legais e tributários, bem como identificar quais as implicações legais relacionadas a uma entidade irregular, e a compreender os serviços de contabilidade e sua utilidade.

TEMAS DE TRABALHO
– Definições do Terceiro Setor;
– Regime tributário das Entidades do Terceiro Setor;
– Terceiro Setor e Responsabilidade Social;
– Obrigações Acessórias;
– Fontes de recursos para o Terceiro Setor;
– Utilidade dos serviços de contabilidade;
– Contabilidade nas Entidades;
– Controles financeiros;
– Regularizações de associações;
– Legislação aplicável.

CARGA HORÁRIA : 08 horas

PÚBLICO ALVO
Profissionais, interessados e gestores de Organizações do Terceiro Setor.

MINISTRANTE
Loriberto Starosky Filho: Consultor da SOGEPLAN Planejamento e Gestão Social Ltda., têm formação em Ciências Contábeis pela FURB – Blumenau, Pós-Graduado em Contabilidade Tributária pela FURB/FFM, Consultor especializado em regularização de entidades sem fins econômicos, sócio da DIRECON Contabilidade, diretor da REDECON – Rede de Contadores, Presidente da OSCIP Instituto Dr. Hermann Blumenau, e da Associação de Moradores da Rua Fritz Koegler e Adjacências.

(Roseline Vilela, SOGEPLAN, 06/05/2009)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

1 Comentário

  1. Antonia disse:

    Bom día,

    Gostaría de ter mais informaçois do curso de Gestao cultural. Data, prezo…

    Muito obrigada. Saludos cordiais,
    Antonia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *