Procurador-geral do município participa do lançamento do projeto “CIDADE LIMPA”
08/07/2013
Dez soluções para reduzir o trânsito
09/07/2013

Apenas 3,8% das cidades têm Plano de Transportes

As péssimas condições do transporte público brasileiro, que são sentidas na pele pela maioria da população, todos os dias, foram confirmadas pelo estudo Perfil dos Municípios Brasileiros, divulgado nesta quarta-feira (3) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
A pesquisa aponta que, apenas, 3,8% das cidades do país possuem Plano Municipal de Transportes e 6,4% – ou seja, quatro em cada 100 cidades – têm Conselho Municipal para o tema, duas medidas consideradas pelos especialistas importantíssimas para planejar o crescimento do setor e atender às reais necessidades da população que faz uso do serviço. Atualmente, entre os municípios com mais de 500 mil habitantes, quase 45% não apresenta planejamento para o setor.
Para piorar, o Perfil afirma que somente 3,7% das cidades brasileiras possuem fundos municipais específicos para a área de transportes, o que também dificulta os investimentos inteligentes no setor. “Para solucionar as periódicas crises que envolvem os setores da população que mais dependem do transporte coletivo, os governos, em geral, apresentam respostas superficiais”, destaca a pesquisa.
Como as pessoas se locomovem no Brasil?
O IBGE avaliou ainda quais são os tipos de transporte em que as prefeituras mais investem. O metrô é o que menos recebe atenção: apenas 0,3% das cidades possuem esse tipo de transporte, que só é prioritário em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília.
Além disso, 2,5% dos municípios contam com serviços de trem; 38%, de ônibus municipais; e 67,7% de vans. Como consequência, sete milhões de brasileiros de todos os cantos do país levam mais de uma hora para se locomover de casa até o trabalho. São Paulo é a cidade onde se perde mais tempo nesse trajeto, em comparação com as outras capitais.
Esta é a décima edição que o IBGE lança do estudo, com base nas informações passadas pelas próprias prefeituras. A pesquisa analisou, ainda, outros setores, como segurança, justiça e segurança alimentar. Confira o Perfil dos Municípios Brasileiros na íntegra.
(Planeta Sustentável, 09/07/2013)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *