Justiça Federal nega recurso da Prefeitura da Capital sobre o Plano Diretor
10/04/2014
Transporte marítimo: Governo tenta readequar custos
10/04/2014

Ala norte do Mercado Público de Florianópolis deve abrir ao público em maio

Depois de cinco meses de obras, os comerciantes da ala norte do Mercado Público de Florianópolis devem começar a ocupar o prédio no fim deste mês. Mas a ala só será liberada completamente no final de maio. Em seguida, a ala sul começará a ser reformada. Durante as obras, as peixarias serão deslocadas para o Terminal Cidade Florianópolis, onde serão instalados 11 estandes.

Por conta de corrosões e infiltrações na estrutura metálica da cobertura da ala norte, a prefeitura precisou fazer um adendo no contrato com a JK Engenharia, responsável pelas obras. Agora, o custo total do restauro é de R$ 8,5 milhões (R$ 1,3 milhão a mais do que o previsto inicialmente). “Apareceram problemas e preferimos reparar agora do que daqui a alguns anos. É uma obra que mudará a cara do mercado e valorizará o centro histórico da cidade, então é preciso cuidado”, explicou o Secretário de Obras da Capital, Domingos Zancanaro.

Segundo Dalton da Silva, engenheiro da prefeitura responsável pelas obras de restauração, antes da ordem de serviço essa parte não estava prevista. Mas, depois de vistorias técnicas, ficou evidente a necessidade do rejuvenescimento da parte metálica para prolongar a vida útil da cobertura. “São trabalhos morosos por suas peculiaridades técnicas, mas que não acarretam no atraso das obras”, disse.

Entre carpinteiros, pintores, pedreiros, engenheiros, arquitetos e mestres-de-obras, 45 operários trabalham diariamente na reta final da restauração interna e externa do prédio. Dentro, são feitas adequações hidrossanitárias, elétricas e civis, ampliação de banheiros e troca de pisos. Por fora, são feitas pinturas, impermeabilizações e rebocos. As tradicionais portas verdes de entrada para o Mercado agora terão 3,3 metros de altura e 5 centímetros de espessura.

Projetos precisam ser aprovados pelo Sephan e SMDU

Apesar de o espaço físico estar liberado para os comerciantes ocuparem no fim do mês, apenas os que estiverem com projetos aprovados pelo Sephan (Serviço de Patrimônio Histórico) e pela SMDU (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano) poderão se instalar nos boxes. A padronização dos boxes é avaliada pelas duas equipes e, dos 107 espaços licitados das duas alas, até agora apenas quatro foram aprovados pelo Sephan e estão sob análise da SMDU, que libera os alvarás. Outros 25 estão em análise no Sephan. “Cada permissionário deve dar entrada com seu projeto arquitetônico e complementar no Pró-Cidadão para avaliação. É evidente que, para que os comerciantes possam operar, devem ter seus projetos aprovados”, diz o engenheiro Dalton da Silva.

Comerciantes deverão sair até o fim de maio

Com o fim das obras na ala norte, todo o trabalho de restauração se desloca para a ala sul do Mercado Público. A previsão é de que os comerciantes saiam até o fim de maio, as obras comecem em junho e tudo esteja finalizado até outubro deste ano.

De acordo com o superintendente do Igeof (Instituto de Geração de Oportunidades de Florianópolis), Everson Mendes, que cuida do projeto de transferência das peixarias para o Terminal Cidade de Florianópolis, os comerciantes podem ficar tranquilos quanto à questão de infraestrutura. “Faremos um tablado bem grande, com reforço acrílico, e instalaremos 11 estandes para ocupação das peixarias, viradas de frente para a rua Antônio Luz. Toda a parte de esgoto e água corrente passará por debaixo do tablado. Os estandes também serão de acrílico e terão um espaço de 5 m² x 3 m². O Ministério Público já deu aval para ocupação do espaço, que é público”, afirmou.

Segundo Mendes, a estrutura de refrigeração se dará da mesma maneira do Mercado. “Nada mudará quanto a esta questão. Os caminhões das peixarias estacionarão do lado dos estandes e continuarão a funcionar como câmaras frias. Cada peixaria levará também seus refrigeradores de amostra. São produtos extremamente perecíveis, por isso daremos toda a estrutura necessária”, concluiu. (Marciano Diogo)

Peixeiros apoiam transferência e revitalização

Os peixes serão conservados da mesma maneira, de acordo com o representante da ala sul, Marcelo Jackes. “A ala sul só pode ser fechada mediante a abertura da ala norte. Estamos à véspera da safra da tainha, que mexe com a cidade. Mas a população pode ficar tranquila, vamos continuar vendendo os peixes fresquinhos.”, afirmou o proprietário da peixaria do Seu Chico, que funciona há 45 anos e é uma das mais antigas do Mercado Público.

Conforme Jackes, a maioria dos comerciantes de peixes apoia a transferência para o terminal. “Acreditamos que a revitalização é para melhorar o Mercado. Por isso, apoiamos”. (Marciano Diogo)

CALENDÁRIO

Previsão das obras

Fim de abril: entrega da ala norte para a entrada dos comerciantes

Fim de maio: entrega completa da ala norte, com abertura dos boxes para o público; transferência das peixarias para o Terminal Cidade de Florianópolis

Início de junho: começo das obras da ala sul

Outubro: entrega da ala sul

(Notícias do Dia Online, 10/04/2014)

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *