Florianópolis é a segunda capital brasileira com maior área de mata atlântica preservada
12/11/2015
Vereador questiona Conselho da Cidade
12/11/2015

Aeroporto de Florianópolis atingiu sua capacidade máxima de atendimento, confirma relatório da CNT

Apesar dos avanços no modal aéreo nos últimos anos, especialmente após as concessões, alguns aeroportos brasileiros ainda apresentam terminais de passageiros saturados ou em situação de alerta. Entre os de maior movimento, os mais prejudicados são o de Congonhas (SP), Porto Alegre (RS), Fortaleza (CE), Cuiabá (MT), Florianópolis (SC), Vitória (ES) e Goiânia (GO). Os dados são do relatório da CNT (Confederação Nacional dos Transportes) que foi divulgado nesta quarta-feira (11) e leva em consideração dados colhidos entre os anos 2000 e 2014.

É considerado saturado o aeroporto em que o número de passageiros atendidos extrapola em 100% a capacidade instalada. Quando chega a 80%, a situação é de alerta. A deficiência na infraestrutura aeroportuária é um dos maiores gargalos do transporte aéreo brasileiro, confirma o relatório, alertando que nesses casos de saturação ou alerta, o atendimento não se dá de forma eficaz. As acomodações são insuficientes para atender o fluxo de passageiros, há longas filas para o check-in, demora na restituição de bagagens, aumento de atrasos, entre outros problemas.

Apesar do alerta, a segurança das operações está garantida, afirma a CNT. Se a capacidade instalada das pistas e pátios chega próximo do limite operacional, as autoridades (Dcea) interrompem a alocação de novos voos nesses aeroportos.

Número de passageiros aumenta

O número de viagens de avião teve um significativo aumento nos últimos anos no Brasil. Em 2000, a média anual era de 0,19 por pessoa. É como se 19% da população tivesse viajado uma única vez ao ano. Em 2014, o índice atingiu 0,5, evolução de 163,2% no período, confirmou o relatório. No entanto, na comparação com outros países, o mercado aéreo brasileiro ainda pode crescer mais. Na Austrália, o índice é de 2,44 viagens por ano. Já nos Estados Unidos, 2,10 e no Canadá, 1,23.

Leia na íntegra em  Notícias do Dia Online, 11/11/2015

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *