Problemas históricos da Lagoa da Conceição são tema de debate
08/04/2014
Campanha Nacional de Vacinação Contra Gripe terá início no dia 22 de abril
09/04/2014

A nova proposta curricular para a educação

( Por Gilberto Agnol* DC, 08/04/2014)

A política educacional se constrói no movimento histórico, projeta os rumos futuros e a partir dela este setor da sociedade se organiza e tem no currículo escolar o veículo para a sua efetivação. Em Santa Catarina, a Proposta Curricular para a Educação Básica vem sendo construída ao longo das últimas décadas, tendo como principais atores/autores os educadores catarinenses, especialmente da rede pública.

No Brasil, os debates sobre os desafios a serem enfrentados pela educação básica vão desde o financiamento e a operacionalização do Fundo de Desenvolvimento do Ensino Básico (Fundeb) à dificuldade de acesso ao ensino na faixa etária correspondente. Outros temas também movimentam o cotidiano escolar e suscitam alterações no currículo, como a inserção de pautas sobre a diversidade, a interdisciplinaridade e os tempos de atividade escolar. Esses novos elementos fomentaram debates nacionais que resultaram nas Diretrizes Gerais Nacionais para a Educação Básica, com desdobramentos em diretrizes específicas que devem hoje ser incorporadas ao currículo.

Diante desse desafio, a Secretaria de Estado da Educação deflagra um novo processo de debates e proposições em um ciclo de formação para a atualização da proposta curricular, composto por seminários e webconferências, com a participação dos educadores das redes públicas municipal, estadual e privada. A finalidade é a produção de cadernos curriculares por áreas do conhecimento, com abordagens transversais e interdisciplinares.

A operacionalização traz inovações na estratégia metodológica detalhada em www.propostacurricular.sed.sc.gov.br, com a possibilidade de participação de todos os que queiram debater o currículo e produzir mais um momento histórico para a educação catarinense.

Os debates sobre os desafios da educação básica vão desde o financiamento e a operacionalização do Fundeb à dificuldade de acesso ao Ensino Básico na faixa etária correspondente.

GILBERTO LUIZ AGNOLIN DIRETOR DE EDUCAÇÃO SUPERIOR E POLÍTICAS EDUCACIONAIS DA SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO. MORADOR DE FLORIANÓPOLIS

 

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *