UFSC e prefeitura unidas pela cidade
13/03/2013
Alagamentos: a responsabilidade de cada um
13/03/2013

A mobilidade e o pedestre

(Por Carlos Damião ND, 12/03/2013)

A mobilidade… “Quando se pensa a mobilidade urbana em Florianópolis a discussão se perde entre as suas reconhecidas causas e as tão manjadas soluções: ciclofaixas eficazes, implantação do transporte marítimo, aumento das linhas de ônibus urbanos, o barateamento do preço das passagens. Está faltando alguma coisa nesta lista. Está faltando o pedestre, ‘usuário’ do modal mais antigo, mais barato, mais ecológico e eficaz que existe”. Trecho de crônica da escritora Norma Bruno, publicada em seu blog.

… E o pedestre

Norma Bruno chama atenção para um fato em Florianópolis: a precariedade das calçadas, que desestimulam as pessoas a percorrerem médias e grandes distâncias a pé. Enquanto na França as pessoas andam em média 6 quilômetros por dia a pé, no Brasil essa prática se limita a 2 quilômetros. Além do comodismo, as calçadas desanimam mesmo qualquer esticada a pé.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *