Secretaria de Infraestrutura estuda locais para desembarque de cruzeiros em Florianópolis
23/10/2017
Beach Clubs: Mérito em julgamento
23/10/2017

Exemplos de cidades realmente sustentáveis são algumas das lições contidas na edição especial da revista “Exame” sobre ‘A Cidade do Futuro’. Considerada a melhor para se viver no planeta, Melbourne, na Austrália, utiliza uma fórmula aparentemente simples: atenção ao centro, com revitalização, facilitação de moradia e abertura de negócios, Parcerias Público-privadas (PPPs) e foco no transporte público.

Na mesma edição, a “Exame” traz o ranking das 100 melhores cidades do Brasil para se investir em negócios. Santa Catarina em 2º lugar, com 11 cidades, apenas atrás de São Paulo (37). Isso não surpreende, porém não deixa de ser admirável que Florianópolis ocupe o 6º lugar.

É admirável porque nossa Capital tem sido vítima da sua própria falta de planejamento, do crescimento desordenado e, especialmente, da burocracia, da judicialização e da criminalização que há uma década travam o Plano Diretor, afugentam investidores e a transformam na Capital da insegurança jurídica no país que é um dos campeões do mundo nesse quesito.

Se Florianópolis ainda é uma das melhores cidades para se investir no Brasil, isso só pode ser atribuído à capacidade de trabalho, empreendedorismo e superação dos manezinhos e daqueles que manezinhos se naturalizaram. É essa grande maioria que integra o recém-lançado movimento Floripa Sustentável, que, de forma democrática e transparente, busca saber o que a cidade quer ser no futuro.

Esse diálogo genuíno me leva à convicção de que trilharemos o caminho correto para Florianópolis performar em vários níveis. O primeiro é constitucional – é a Capital do Estado e deve voltar a liderar a inteligência desenvolvimentista catarinense. Precisa se consolidar como metrópole cultural e tecnológica, a Cidade do Conhecimento.

Marítima e receptiva por vocação, é o grande polo do turismo do Sul do país, fazendo dos seus parques urbanos referência em preservação ambiental e qualidade de vida. Florianópolis é uma cidade bem sucedida, que foi construída por seus cidadãos. A melhor capital do melhor Estado do Brasil. Precisa de coragem e determinação para superar os desafios e continuar a ser essa melhor cidade, a capital e orgulho de todos os catarinenses.

Vinicius Lummertz
Presidente da Embratur

Texto originalmente publicado na edição de 21 e 22 de outrubro de 2017 no jornal Notícias do Dia.

(Floripa Sustentável, 21/10/2017)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *