Floripa deve aumentar para 79% o total de área de preservação
19/12/2008
Desbravando a Lagoa da Conceição
05/01/2009

Retrospectiva 2008: Agindo hoje para um 2009, 2010…Floripa 2030 sustentável

A FloripAmanhã chega ao final do ano de 2008 com a certeza do dever cumprido. Visando a sustentabilidade de Florianópolis e região, a associação, junto com parcerias importantes, colocou em prática grandes projetos em prol da cidade e de seus moradores. Destacamos o livro da II Oficina de Desenho Urbano, o processo Floripa 2030, o Dia de Fazer a Diferença e o I Seminário Internacional de Reserva da Biosfera em Ambiente Urbano. Saiba mais.

A FloripAmanhã chega ao final do ano de 2008 com a certeza do dever cumprido. Visando a sustentabilidade de Florianópolis e região, a associação, junto com parcerias importantes, colocou em prática grandes projetos em prol da cidade e de seus moradores.
O ano de 2008 iniciou com a participação na Conferência Mundial de Biosfera Urbana, em Madrid, na Espanha, onde Florianópolis foi escolhida para sediar o Seminário Internacional de Reservas da Biosfera em Ambiente Urbano, realizado nos dias 15 e 16 de dezembro.
Em abril, durante a assembléia geral da Associação, Anita Pires foi reeleita para a presidência,
mas licenciou-se do cargo em 31/07/2008 a fim de se dedicar à Presidência da Fundação Catarinense de Cultura, passando a presidência para a vice, Zena Becker.
Para a equipe da FloripAmanhã, entraram Otavio Ferrari Filho (diretor administrativo e da Câmara de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável), Antônio Barbosa (diretor da Câmara de Turismo), Laudelino Sardá (diretor de comunicação) e Ricardo Macuco (assessor de imprensa).
Em junho, aconteceu na ESAG/UDESC a 1ª oficina do Grupo de Trabalho Ampliado do projeto Floripa 2030, o principal do ano, com mais de 70 profissionais de diversas áreas. O Grupo Gestor das Estratégias (GGE), condutor do trabalho e formado por representantes das instituições participantes, iniciou uma série de reuniões, antes das oficinas – para planejar as ações – e posterior às oficinas, para avaliar os dados levantados.
Também neste mês, a FloripAmanhã concretiza mais um objetivo: lança o livro da II Oficina de Desenho Urbano, cuja proposta prevê soluções urbanísticas para os bairros centrais da cidade banhados pelo mar.
No final de agosto, a associação comemora três anos – completados no dia 17 de agosto – com o evento “Dia de fazer a diferença”, uma ação social e de educação ambiental com diversas atividades no Sapiens Parque, norte de Florianópolis.
Após a 3ª oficina do Floripa 2030, em agosto, os dados foram compilados para serem finalizados na 4ª e última oficina, no início de setembro, para, no dia 23 deste mesmo mês, lançar para os então candidatos a prefeito de Florianópolis a “Agenda Estratégica de Políticas Públicas – Floripa 2030″.
Na campanha para o 2º turno da eleição municipal, a FloripAmanhã se reuniu novamente com os dois candidatos para avaliar o turismo na capital e para salientar o compromisso com as propostas do Floripa 2030.
Os trabalhos de 2008 foram encerrados com chave-de-ouro nesta semana, onde, na terça-feira (16), foi concluído o I Seminário Internacional da Reserva da Biosfera em Ambiente Urbano, no hotel Maria do Mar, onde alguns dos maiores nomes da área em todo o mundo estiveram reunidos. Na ocasião, foi lançado o livro do projeto Floripa 2030.
No entanto, o projeto Floripa 2030 não termina e 2009. O Grupo Gestor está a disposição do prefeito da gestão 2009/2012 para colocar em prática o cenário proposto para a sustentabilidade de Florianópolis e região.
A FloripAmanhã se firma como uma associação que visa um futuro melhor para Florianópolis e região e, para 2009, convidamos você a nos ajudar a construir a Florianópolis que queremos.
Feliz natal e próspero ano novo!

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *