Com doação de exames pelo Floripa Sustentável e Vale S/A, prefeitura de Florianópolis testa servidores
08/07/2020
Reforma de espaços públicos prossegue, apesar da pandemia
08/07/2020

Florianópolis vai ganhar uma nova identidade visual para promover sua presença no seleto grupo de Cidades Criativas da Unesco, do qual faz parte na área de Gastronomia desde 2014. A nova marca foi criada pelo Instituto de Design, Inovação e Tecnologia (Idit) e doada à cidade.

“A marca é alegre e contemporânea, criada a partir da necessidade de conversar melhor com o mundo que estamos buscando”, diz a presidente da Associação FloripAmanhã, Anita Pires. “A economia criativa é um dos setores que mais crescem no mundo e mais contribuem para gerar renda e bem-estar para a sociedade. Fazer parte da Rede Mundial de Cidades Criativas da Unesco traz visibilidade mundial que abre muitas oportunidades”.  

O trabalho de criação da nova identidade visual foi voluntário, assim como será a campanha publicitária a ser realizada em breve, no espírito de contribuição cidadã para a construção de Florianópolis, informa Anita Pires. “Essa grife nos chancela como uma cidade que está mais preparada para superar os imensos desafios pós-coronavírus”, assinala a presidente da FloripAmanhã. A associação faz a coordenação do Grupo Gestor do Programa Florianópolis Cidade Criativa Unesco da Gastronomia.  

A presidente do Idit, Gisella Simões, explica que o conceito surgiu da necessidade de representar melhor as múltiplas facetas da cidade, posicionando-a no cenário internacional por seu caráter diferenciado: “Florianópolis é muito mais que verão e praia: tem vários segmentos de economia criativa, como turismo e gastronomia, tecnologia, saúde e bem-estar, design e varejo, agregando também magia e folclore”. 

O Idit cedeu os direitos de uso da nova identidade visual à FloripAmanhã. A ideia é não apenas aplicá-la nos projetos vinculados à Unesco na área da gastronomia, como também estimular sua apropriação por diversos segmentos como símbolo de Florianópolis. “Demos essa marca de presente para a cidade e estamos muito entusiasmados com o projeto”, acrescenta Gisella.

Florianópolis e a Rede Mundial de Cidades Criativas no Brasil e no mundo

Desde o dia dois de dezembro de 2014, Florianópolis integra um seleto grupo que atualmente é composto por 246 membros, abrangendo sete áreas criativas: Artesanato e Arte Popular, Design, Cinema, Gastronomia, Literatura, Música e Artes Midiáticas. A Rede Mundial de Cidades Criativas da Unesco une cidades que reconhecem e apoiam a criatividade como estratégia impulsionadora do desenvolvimento sustentável, por meio de parcerias mundiais. 

O título Cidade Unesco da Gastronomia gera visibilidade internacional e tem potencial para incrementar o setor turístico-gastronômico local, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico e cultural da região. No Brasil, além de Florianópolis, também estão no campo criativo da gastronomia Belém, Belo Horizonte e Paraty (RJ). Na área de design estão Brasília Curitiba e Fortaleza. Salvador representa o país em Música, Santos (SP) em Cinema e João Pessoa em Artesanato e Artes Folclóricas.

A Rede Mundial de Cidades Criativas – Gastronomia também é composta pelas  cidades de Overstrand Hermanus (África do Sul), Bendigo (Austrália), Cochabamba (Bolívia), ChengDu, Yangzhou, Macao e Shunde (China), Buenaventura e Popayán (Colômbia), Jeonju (Coréia do Sul), Burgos e Dénia (Espanha), San Antonio e Tucson (EUA), Portoviejo (Equador), Rasht (Irã), Alba, Bergamo e Parma (Itália), Hyderabad (Índia), Tsuruoka (Japão), Zahlé (Líbano), Enseada e Mérida (México), Bergen (Noruega), Arequipa (Peru), Cidade do Panamá (Panamá), Östersund (Suécia), Phuket (Tailândia) e Hatay, Afyonkarahisar e Gaziantep (Turquia).

As Cidades Criativas da UNESCO têm uma missão em comum: colocar as indústrias culturais e criativas no centro de suas estratégias de desenvolvimento, a fim de transformar as cidades em locais mais inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.

Funcionando como um laboratório de ideias e de práticas inovadoras, o projeto traz contribuições concretas para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 das Nações Unidas.

Entidades integrantes do Grupo Gestor do Programa Florianópolis Cidade Criativa UNESCO da Gastronomia:

– Associação FloripAmanhã

– Prefeitura Municipal de Florianópolis

– Federação do Comércio do Estado de Santa Catarina/FECOMÉRCIO-SC,

– Serviço Social do Comércio de Santa Catarina/SESC-SC,

– Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial de Santa Catarina/SENAC-SC,

– Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina/SEBRAE-SC,

– Câmara de Dirigentes Lojistas de Florianópolis/CDL Florianópolis,

– Instituto Federal de Santa Catarina/IFSC,

– Universidade Estácio de Sá/ESTÁCIO,

– Centro de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina/CEART-UDESC,

– Universidade do Sul de Santa Catarina/UNISUL,

– Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC,

– Florianópolis e Região Convention & Visitors Bureau,

– Sindicato de Hotéis Restaurantes Bares e Similares de Florianópolis/SHRBS,

– Associação Brasileira de Bares e Restaurantes/ABRASEL-SC

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *