Escolhida empresa que vai realizar ‘Trato pelo Capivari’ por R$ 1,6 milhão
02/12/2019
Transporte Marítimo em Florianópolis: Expectativa para melhorar a mobilidade
02/12/2019

Fiscalização lacra ligações clandestinas de esgoto no Rio Vermelho

Fiscais lacraram três ligações de esgoto que despejavam os efluentes na rede de drenagem pluvial e no ‘Rio Vermelho’, que dá nome ao bairro. Dois imóveis ficam na Rua Moçambique e um deles apresentava, inclusive, a caixa de gordura conectada irregularmente, despejando os efluentes da cozinha junto à água da chuva. Este residencial, que aluga quartos para a temporada de verão, foi multado pela Floram por crime ambiental e o valor será estipulado conforme a gravidade do dano, por comissão designada para o julgamento, a partir de uma base aproximada de R$ 5 mil.

As duas ligações, do residencial e a de outro condomínio na mesma rua, foram lacradas pela força-tarefa do Grupo Sanear, composta por fiscais e técnicos da Casan, Secretaria de Infraestrutura, Vigilância em Saúde, Floram e Echoa Engenharia, empresa responsável pelo programa Floripa Se Liga Na Rede.

O terceiro lacre foi efetuado em tubo de esgoto que desembocava no próprio Rio Vermelho, lançando o efluente de casas e condomínios de toda a rua na água do rio. Um caminhão de apoio à força-tarefa fez a sucção dos resíduos antes do lacre.

Em todas as ações das últimas semanas, a Blitz Sanear detectou, em bairros de diferentes regiões de Florianópolis, casos de esgoto na pluvial – configurados, pela legislação, como crime ambiental. Nos Ingleses, semana passada, a fiscalização lacrou seis ligações de esgoto clandestinas, de todos os seis imóveis vistoriados, com a mesma irregularidade.

Blitz Sanear
A Blitz Sanear é uma força-tarefa da Prefeitura Municipal de Florianópolis e da Casan, por meio do Grupo Sanear Floripa, criada com o objetivo de fiscalizar ligações irregulares de esgoto que causem prejuízos ao meio ambiente e à saúde pública.

Com mais de 50 ações semanais realizadas desde outubro de 2018, a Blitz Sanear – conhecida anteriormente como Blitz Se Liga Na Rede – já inspecionou residências, imóveis comerciais, shopping centers, hotéis, restaurantes, pousadas, condomínios e edifícios em mais de 30 localidades de Florianópolis. Na semana passada, o grupo fez operações nos bairros Ingleses, Rio Vermelho e Santo Antônio de Lisboa.

(Jornal Conexão, 29/11/2019)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *