Despoluição do rio Araújo, em São José e Floripa, deve durar dois anos
12/11/2019
Duas praças são adotadas no Rio Tavares
12/11/2019

Parque Linear vai contemplar entorno do santuário, após mudança no comando da igreja

A mudança no comando do Santuário Sagrado Coração de Jesus fez com que o novo padre, atual responsável pela comunidade, procurasse a prefeitura para que o projeto do Parque Linear contemplasse o entorno da igreja. O padre anterior havia negado a possibilidade de fazer essa ligação, o que inviabilizou na época o projeto total de ligação entre a SC-403 e a Rua Intendente João Nunes Vieira. O Conexão acompanhou a visita de inspeção do prefeito nas obras do Parque Linear, com exclusividade, e ele adiantou detalhes da mudança no projeto.

“Nós tínhamos uma solicitação da paróquia para que não tivesse ligação da praça com o santuário. A visão agora é diferente do padre. Ele entende que esse espaço aqui engrandece todo o santuário e transforma a frente do santuário com essa praça, como existe em quase todos os locais do mundo (Igreja na frente de uma praça). Então nós estamos estudando uma mudança para poder passar naquele espaço das galerias e permitir o acesso a toda aquela área na frente do santuário, ligando até a via do fundo”, diz.

A prefeitura vai estudar como vai fazer a conexão com o santuário, já que a licitação não previa a conexão por conta da negativa do padre que comandava anteriormente a paróquia. Cogita-se a possibilidade de uma outra licitação ou um aditivo no contrato atual, mas ainda não há definições sobre verbas. Atualmente, a obra está em ritmo acelerado.

O Conexão apurou que o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) precisou chamar a prefeitura para uma reunião para debater a distância do Parque Linear do Rio Ingleses. Ao todo, foram 40 denúncias recebidas pelo órgão. O prefeito afirmou que houve um grande acordo para que o projeto fosse terminado. Basicamente, todo o projeto foi deslocado um pouco mais para a direita. A reunião foi com o promotor Paulo Locatelli, da 32ª Promotoria de Justiça da Capital. É o mesmo que solicitou na Justiça decisões contra ocupações consideradas irregulares em Ingleses.

“Demonstramos que a licença ambiental previa o afastamento correto. Mesmo assim, fizemos ajustes solicitados por ele e chegamos a um grande acordo do que é necessário para a execução dessa praça tão esperada pelos Ingleses. Estamos falando de uma área nobre que terá múltiplos equipamentos. (…) Além de permitir que o rio que passa aqui tenha uma estrutura de controle do que passa aqui. Vem ao encontro da proteção ambiental e ao desenvolvimento do bairro dos Ingleses”, disse.

Segundo o prefeito, a expectativa é que até o fim do ano seja finalizada a construção do parque.

(Jornal Conexão, 11/11/2019)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *