Terminal da Lagoa da Conceição deve ser liberado na próxima semana em Florianópolis
20/11/2019
Trecho da obra do acesso ao Sul da Ilha está parado
20/11/2019

Ingleses está na mira para ter faixa de areia ampliada

O secretário de Infraestrutura, Valter Gallina (MDB), disse nesta terça-feira (19) ao prefeito Gean Loureiro (sem partido) que vai encaminhar o pedido de estudos para avaliar a possibilidade de ampliar a faixa de areia do canto sul dos Ingleses que sofre com o aumento do nível do oceano. A cada maré alta, a praia desaparece. É uma intenção e, segundo ele, o projeto poderia ser executado em 2021. O que vai pontuar o valor a obra é a existência de uma jazida de areia perto da praia, assim como ocorre em Canasvieiras. Mesmo assim, o secretário especula que um engordamento em Ingleses chegue aos R$ 20 milhões, só do canto sul.

Uns dizem que muita gente invade a área do mar. Mas aqui no canto sul dos Ingleses, especificamente, fotos antigas mostram que o mar subiu muito e que no passado a faixa de areia era muito alongada no trecho. O objetivo de fazer o engordamento da praia ali é recuperar a praia que já existiu e que hoje está sucumbindo.

Além de Ingleses, que sofre com o desaparecimento da praia, a prefeitura realizará estudos para fazer o mesmo trabalho em Jurerê Tradicional e na Armação do Pântano do Sul. Lá a prefeitura estima que a obra custe R$ 100 milhões de reais, valor considerado muito alto. E também a Beira Mar Norte que passa pelo processo de despoluição.

No caso de Canasvieiras, a obra é executada com um financiamento da Caixa Econômica Federal. E para fazer a obra de Ingleses e as demais acima elencadas, a prefeitura deverá batalhar por empréstimos com taxas de juros baixas, para pagar em suaves prestações e a perder de vista.

Questionado sobre deixar a dívida para outros prefeitos, Gean disse que está pagando atualmente financiamentos contraídos no governo de Espiridião e Angela Amin em Florianópolis. E que está cumprindo os compromissos de outros governos com tranquilidade.

(Jornal Conexão, 19/11/2019)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *