Parque Linear vai contemplar entorno do santuário, após mudança no comando da igreja
12/11/2019
Seminário de Conscientização dos Transportes Marítimos e Mobilidade Urbana: NÁUTICA FLORIPA 2019
12/11/2019
Duas praças no Rio Tavares são adotadas

O bairro do Rio Tavares terá  duas praças revitalizadas, adotadas pelo Hiper Select Supermercados por intermédio do projeto Adote uma Praça. De acordo com o coordenador do Grupo de Trabalho de Revitalização de Espaços Públicos e Meio Ambiente (GT REVIT), da Associação FloripAmanhã, Salomão Mattos Sobrinho, os dois espaços estão localizados na rua Sílvio Lopes Araújo, próximo à Escola Básica Municipal João Gonçalves Pinheiro e ao Centro de Saúde Rio Tavares. 

O projeto das duas praças foi idealizado pelos arquitetos Ludmila Cabizuca e Vinícius Pereira, da Pátio Arquitetos. De acordo com Ludmila, os projetos já foram aprovados pela prefeitura municipal e estão na fase orçamentária. As duas áreas, uma no meio da quadra, com cerca de 1000m², e a outra, na esquina, com aproximadamente 400m², já funcionavam como praças, mas com estruturas precárias.

O projeto prevê para a área de 1000m² a revitalização da academia ao ar livre e dos brinquedos já instalados, com a colocação de novas estruturas. “Esse é um projeto mais ousado com uma quadra com pavimentação de saibro, que a comunidade poderá se apropriar como quiser, inclusive com a colocação de barracas para feiras ou festas”, diz Ludmila. Haverá área Pet, passeio, pista de bicicleta para crianças pequenas e jardim. Segundo a arquiteta, também está sendo feita toda a parte hidráulica e pluvial a fim de evitar alagamentos.

Na praça menor, de acordo com a arquiteta, será reorganizada a topografia com a colocação de árvores mais altas. “As árvores no local são muito baixas, o que causa insegurança e prejudica a iluminação. Com árvores mais altas haverá uma melhor visualização”, diz. O equipamento de ginástica existente vai permanecer a pedido da comunidade, assim como o parquinho infantil, mas haverá a colocação de novos bancos.

A prefeitura vai arrumar o entorno, com a colocação de uma lombo-faixa, que vai conectar a Escola Básica Municipal João Gonçalves Pinheiro, que fica também na rua Sílvio Lopes Araújo, à praça maior. Além disso, serão feitas calçadas ligando uma praça a outra (distantes em torno de 200 metros) e será instalada iluminação adequada nas duas praças.

Saiba mais sobre o projeto Adote uma Praça

O Programa Adote uma Praça foi lançado em 2007 através de parceria com a Floram com o propósito de resgatar o espaço público como área de lazer, com segurança, revitalizada e que promova qualidade de vida para nossos moradores – premissas visíveis na Praça Celso Ramos, Praça XV de novembro, Largo da Alfândega, entre outras. Dos cerca de 208 espaços públicos existentes em Florianópolis, mais de 100 foram adotados através do “Adote uma Praça”, representando economia para o poder público e benefícios para a população.

Para adotar um espaço público, o munícipe pode entrar em contato com a Associação FloripAmanhã ou manifestar interesse no PRÓ-CIDADÃO, abrindo um processo para o pedido.

Veja mais imagens:

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *