Super praça do Rio Tavares é entregue à comunidade
05/11/2019
Trabalhos da CPI da Zona Azul avançam na CMF
06/11/2019
2019 Shunde Food and Culture Week

Representantes do Programa Florianópolis Cidade Criativa UNESCO da Gastronomia participaram do 2019 Shunde Food and Culture Week (ou Semana de Cultura e Gastronomia de Shunde). O evento foi realizado em Shunde, distrito de Foshan, província de Guangdong, e terminou no dia 4 de novembro.

Márcia Teschner, executiva da FloripAmanhã e Narbal Correa, coordenador da Confraria do Programa representaram Florianópolis no encontro que reuniu Cidades Criativas Unesco da Gastronomia de vários países, com o objetivo de compartilhar o que está sendo feito na área em cada cidade criativa. Florianópolis, Belém do Pará e Paraty, do Brasil, e mais 15 cidades de outros países debateram caminhos inovadores, além de oportunidades e desafios ligados à alimentação.

Entre as principais atividades do evento, o lançamento do Centro Internacional de Gastronomia e Intercâmbio Cultural (IGCEC) que apresenta a gastronomia de todas as cidades que fazem parte da Rede, incluindo Florianópolis.  Márcia e Narbal levaram livros com receitas de pratos da Capital catarinense que foram doados ao Centro.

Mais uma vez o case “Florianópolis Cidade Criativa UNESCO da Gastronomia” foi apresentado, mostrando como se dá a gestão do programa na cidade, já elogiada pelo órgão da ONU. Por conta desta experiência como Cidade da Gastronomia, Florianópolis foi indicada como mentora de uma cidade que está entrando agora na Rede, Arequipe (Peru).

2019 Shunde Food and Culture Week

Chef Narbal apresenta Tartar de Peixe com Caviar de Tapioca.

Além disso, quem esteve no encontro teve a oportunidade de conhecer o sabor das cachaças da ACAPACQ (Associação Catarinense dos Produtores de Cachaças e Aguardente de Qualidade).

A programação incluiu ainda festival gastronômico, com show cooking, onde um chef de cada cidade fez uma receita de um prato, mostrando os temperos de seu país. O sabor da culinária de Florianópolis foi levado pelas mãos do chef Narbal Correa, coordenador da Confraria Florianópolis Cidade Criativa UNESCO da Gastronomia. Ele apresentou em seu show cooking o prato Tartar de Peixe como Caviar de Tapioca.

Os representantes das cidades participaram ainda de uma conferência de boas práticas, com apresentação de cases. Também aconteceu uma reunião oficial das Cidades Criativas UNESCO da Gastronomia, com a recepção das 10 novas cidades membros que entraram na rede em 01 de novembro.  Além disso, foram realizadas visitas técnicas a escolas de gastronomia da região.

 

Veja as fotos do evento:

 

 

A Rede Mundial de Cidades Criativas no Brasil e no mundo

A rede é composta por 246 cidades em 72 países. Com o anúncio da UNESCO de novas cidades feito no dia 30/10/2019, com a inserção de Fortaleza e Belo Horizonte, o Brasil passou a ter dez cidades na Rede Mundial de Cidades Criativas da UNESCO nos diversos campos criativos: Belém/PA (Gastronomia), Belo Horizonte (Gastronomia), Brasília/DF (Design), Curitiba/PR (Design), Florianópolis/SC (Gastronomia), Fortaleza (Design), João Pessoa/PB (Artesanato e Artes Folclóricas), Paraty/RJ (Gastronomia), Salvador/BA (Música), e Santos/SP (Cinema).

Até 30/10/2019, a Rede Mundial de Cidades Criativas, no campo da Gastronomia era composta pelas cidades de: Florianópolis (SC), Belém (PA), Paraty (RJ), Cochabamba (Bolívia), ChengDu, Macao e Shunde (China), Buenaventura e Popayán (Colômbia), Jeonju (Coréia do Sul), Burgos e Dénia  (Espanha), San Antonio e Tucson (EUA), Rasht (Irã), Alba e Parma (Itália), Tsuruoka (Japão), Zahlé (Líbano), Enseada (México), Bergen (Noruega), Cidade do Panamá (Panamá), Östersund (Suécia), Phuket (Tailândia) e Hatay e Gaziantep (Turquia). Com o anúncio de novas cidades, passaram a integrar a Rede de Cidades da Gastronomia: Afyonkarahisar (Turquia), Arequipa (Peru), Bendigo (Austrália), Bergamo (Italia), Hyderabad (Índia), Mérida (México), Overstrand Hermanus (África do Sul), Portoviejo (Equador) e Yangzhou (China).

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *