Presidente do CAU/SC fala sobre cidades inclusivas para mulheres
06/09/2019
Promotor diz que “empreendedores inescrupulosos” incentivam ocupações clandestinas em Florianópolis
09/09/2019

UFSC apresenta estudos de Aquicultura na Fenaostra 2019

) 20ª edição da Festa Nacional da Ostra e da Cultura Açoriana (Fenaostra) começou na última quinta-feira, 5 de setembro e segue até o próximo dia 15. A UFSC se faz presente no estande da Superintendência de Pesca, M/aricultura e Agricultura da Prefeitura Municipal de Florianópolis, com uma mostra técnico-científica do departamento de Aquicultura, do Centro de Ciências Agrárias (CCA).

A feira tem entrada gratuita e expectativa de receber cerca de 70 mil pessoas. O espaço do estande também é dividido com a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) e a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc).

A participação da UFSC na Fenaostra, segundo explica o professor Gilberto José Pereira de Andrade, é uma oportunidade do departamento de Aquicultura se aproximar da sociedade e do público produtor de ostras e mexilhões assim como consumidores do produto, no intuito de revelar ao público o papel da Universidade na cadeia de produção.

“Tem muita gente que desconhece que a UFSC é uma grande fornecedora das sementes de moluscos. Tanto no ponto de vista do desenvolvimento tecnológico que permitiu o estabelecimento das fazendas, mas como o principal fornecedor, com mais de 90% da demanda de sementes, que a UFSC fornece por meio do Laboratório de Moluscos Marinhos”, ressalta.

“No evento, enquanto uma mostra técnico-científica estamos tendo a oportunidade de se aproximar do público, nos fazer conhecer e apresentar o papel da UFSC, uma maneira de conhecer as necessidades e desejos dos consumidores e produtores de ostras, se tornando um “input” para desenvolver novos projetos de extensão e pesquisas”, salienta o professor.

Durante a Fenaostra, a UFSC também fará palestras técnicas aos produtores de moluscos, e terá os estudantes de Aquicultura envolvidos na divulgação do curso, do Departamento, e das linhas de pesquisa. O curso de Aquicultura completou, em 2019, 20 anos de atuação.

A proposta, explica o professor, é aproximar a Universidade da sociedade, e apresentar o Departamento e a Aquicultura como um todo. Além de objetos relacionados à maricultura, exposição de banners e folders de divulgação sobre moluscos, serão apresentados o núcleo de camarões, peixes de água doce, peixes de água marinha.

O espaço do CCA no evento também contará com o espaço Kids, voltado para crianças, que poderão pintar desenhos de ostras e conhecer algumas curiosidades sobre os moluscos.

(UFSC, 07/09/2019)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *