Presidente da ACATE pede apoio para expansão do setor de tecnologia em fala na tribuna da ALESC
17/09/2019
Mobilidade urbana e cicloativismo são temas de evento na Udesc na quarta
17/09/2019

Solenidade marca entrega do restauro da Casa Hercílio Luz aos catarinenses

O dia 12 de setembro de 2019 deve entrar para o calendário dos catarinenses como mais uma data importante em memória de Hercílio Luz. Na ocasião, o empresário Paulo Tonietto, presidente da Milano Incorporadora, abriu pela primeira vez as portas da residência que abrigou o proeminente político de 1895 até seus últimos dias de vida, em 1924, após empenhar esforços nos últimos três anos para o seu completo restauro.

A solenidade realizada para convidados do meio político, empresarial e cultural contou com a presença do prefeito Gean Loureiro, que fez questão de conferir de perto o trabalho de recuperação deste patrimônio histórico dos catarinenses. Em seu discurso, Gean enalteceu a iniciativa do empreendedor Tonietto ao dizer que ele não mediu esforços para devolver aos catarinenses uma obra de tamanho significado.

Entre os convidados, duas representantes diretas da família de Hercílio Luz percorriam cada canto da residência como quem revisita memórias de um passado áureo. A presença das bisnetas Cora Medeiros Perin e Heloísa da Luz Schimidtt deram o tom de homenagem póstuma almejada pela incorporadora ao assumir o desafio deste resgate histórico.

Quando a incorporadora adquiriu a casa, em 2013, fez da sua recuperação prioridade número 1 entre os objetivos traçados. Foram revertidos R$5 milhões durante os três anos ininterruptos de trabalho para conferir aos mais de 800 metros quadrados de área a sua completa recuperação. A Fundação Catarinense de Cultura foi a responsável por acompanhar e aprovar as ações realizadas.

Hoje, projeto de interior assinado pela diretora de produtos da Milano Incorporadora, a arquiteta Eduarda Tonietto, foi idealizado para contar a história desse processo de recuperação. Ao adotar um formato expositivo, a arquiteta conseguiu trazer para dentro do palacete o encontro do passado com o presente. Peças selecionadas do designer catarinense Jader Almeida dão o tom contemporâneo pretendido pela profissional, para contrastar com os elementos arquitetônicos do início do século XX presentes na casa. “Essa casa é mais do que uma memória. Ela nos oferece a oportunidade de revisitar o passado, mas olhando para o futuro e para as novas recordações que queremos que ela evoque”, explica Eduarda.

O público que visitar a CasaCor Florianópolis terá como um dos espaços a ser visitado essa emblemática residência. Após a Mostra, a casa ficará aberta a visitas pré-agendadas, e disponível para sediar eventos diversos.

(DeOlhoNaIlha, 16/09/2019)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *