Ponte Hercílio Luz, uma notável obra de engenharia
23/09/2019
Marinha
23/09/2019

Sapiens Parque muda gestão e terá plano do BNDES

Da Coluna de Estela Benetti (NSC, 23/09/2019)

O Sapiens Parque, polo de tecnologia e inovação em Canasvieiras, no norte da Ilha de Santa Catarina, está mudando a gestão. Reunião do conselho de administração, sexta-feira (20), elegeu o engenheiro civil Marcos Sabino, assessor da presidência da SCPar, para a presidência do Sapiens, sucedendo Saulo Vieira.

A diretora de Operações do empreendimento, Carolina Menegazzo, acumula temporariamente a diretoria executiva, que era exercida por José Eduardo Fiates. Sabino informou que, em poucos dias, o BNDES vai apresentar um novo modelo de negócio para o Sapiens Parque, com proposta de privatização, mas preferiu não antecipar detalhes.

— De fato, a privatização é algo que a SCPar tem interesse em fazer. O Sapiens Parque teve início, está no meio e privatizar pode ser a forma de chegar ao final do empreendimento – observou o novo presidente.

Está sendo avaliada também uma mudança no projeto para incluir prédios residenciais para que as pessoas possam residir perto do trabalho, sem impacto de trânsito, como requer as novas cidades tecnológicas. A propósito, a intenção é de que a região seja uma smart city, adianta Sabino. Isso requer mudança no plano diretor da região, o que precisa ser aprovado pela Câmara de Vereadores.

Até agora, o Sapiens recebeu mais de R$ 200 milhões de investimentos e cerca de R$ 50 milhões do governo do Estado, sem considerar o terreno, informou Fiates, que liderou a busca de investimentos nos últimos oito anos e incluiu maior participação privada. Agora, ele segue como superintendente da Fundação Certi e diretor de Inovação do Sistema Fiesc.

O professor Carlos Alberto Schneider, idealizador do projeto, continua no conselho de administração, a exemplo de Moacir Antônio Marafon (Softplan), Rodrigo Rossoni (Acif) e Iomani Engelmann (Acate).

Expansão

O Sapiens Parque conta, atualmente, com apenas cerca de 10% de ocupação. São 35 empresas e cerca de 3 mil pessoas trabalhando na região. Haveria espaço para mais 30 mil. Entre as âncoras do parque estão Sotplan, Instituto Senai de Inovação, laboratório solar da UFSC, instituto da Petrobras, laboratório de fármacos e outras empresas. A Associação Comercial e Industrial de Florianópolis terá um polo tecnológico no local e a empresa Nano Vetores fará em breve a sua sede por lá.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *