Avança projeto para ampliação da SC-404, em Florianópolis
03/09/2019
Polêmica sobre impostos deve se estender durante todo mês: ouça o comentário na CBN
03/09/2019

Na manhã de segunda-feira, a Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria de Mobilidade e Planejamento Urbano apresentou o programa MAIS MOBILIDADE. Foram apontados 5 eixos que já estão em curso e que ainda serão trabalhados, são eles: Sistema viário, ciclos, transporte coletivo, pedestres, planejamento e operações. Confira:

SISTEMA VIÁRIO – Abrange a Operação Afaltaço, a qual foi lançada em junho deste ano, a pavimentação também conta com ciclofaixa, ciclorrota e ciclovia nas principais vias de Florianópolis. A próxima região a receber a Operação será o Norte da Ilha. Neste eixo também será iniciado o Desata Nós que contará com 50 melhorias para atacar pontos formadores de gargalos começando pela região central, na qual já foram apontados 20 pontos críticos.

CICLOS reeducar à população para este modal. Mais saúde, um carro a menos. A integração desta proposta junto a Operação Asfaltaço é de alcançar cerca de 150 quilômetros na Capital, através da implantação de ciclovias, ciclofaixas ou ciclorrotas. O projeto Ponte Viva, que trata da mobilidade no entorno da Ponte Hercílio Luz também abraça o modal e quanto ao Floribike, de compartilhamento de bicicletas públicas está em processo de reformulação.

Para o ano que vem, no TRANSPORTE COLETIVO serão implementados novos modelos de ônibus, o Ligeirinho, que incorpora em áreas mais íngremes como as regiões de morro e os de piso baixo que facilitam a mobilidade aos cadeirante, idosos e carrinho de bebê.

No eixo PEDESTRES, continua a ampliação do Projeto +Pedestres, no qual tem o objetivo melhorar a segurança e o conforto dos pedestres em seus deslocamentos, para isso estão sendo requalificadas esquinas, cruzamentos e trechos viários com proposições simples de pintura e sinalização. Além disso, podemos encontrar algumas calçadas já reformuladas de acordo com o manual Calçada Certa que leva em conta, as regras da ABNT. Também serão implementadas ferramentas de acalmamento de trânsito (traffic calming) em locais próximos às escolas e ampliação.

E o último, PLANEJAMENTO E OPERAÇÕES, este visa implementar ações no biênio 2019 e 2020 e lançamento do Centro de Inteligência de Trânsito (CIT), no qual será feito planejamento, operação e fiscalização do trânsito e mobilidade por meio da integração entre órgãos municipais e empresas prestadoras de serviços.

A apresentação foi feita pelo Prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro e pelo Secretário Municipal de Mobilidade, Michel Mittmann. Segundo o prefeito, ao lançar esse programa, estamos pensando a mobilidade urbana para quem vive a cidade: as pessoas, seja onde elas estiverem: no ônibus, no carro, na bicicleta ou na calçada.

(PMF, 02/09/2019)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *