Instituto do Meio Ambiente planta mais de 200 mudas em área atingida por incêndio na Serra do Tabuleiro
23/09/2019
Sapiens Parque muda gestão e terá plano do BNDES
23/09/2019

Ponte Hercílio Luz, uma notável obra de engenharia

Da Coluna de Moacir Pereira (NSC, 21/09/2019)

Uma nova Ponte Hercílio Luz, inteiramente reformada e com substituição de peças de aço de sustentação que garantem sua segurança, começa a restabelecer a imagem inicial da inauguração em 13 de maio de 1926. Equipamentos de apoio são retirados e, a partir de outubro, o cenário sofrerá novas mudanças com a remoção das gruas que viabilizaram o transporte das barras de olhal que sustentam o vão central de 340 metros e permitiram a transferência de estruturas de aço e as placas do novo piso.

A história da Hercílio Luz revela tratamento diferenciado do patrimônio público. A maior ponte pênsil do Brasil foi construída há 97 anos em menos de quatro anos, com todo o material vindo dos Estados Unidos. Identificadas falhas nas barras de olhal, foi interditada em 1982. E sua recuperação consome 37 penosos anos, com suspeitas de superfaturamentos, causando até uma CPI na Assembleia.

Determinantes foram as decisões do ex-governador Raimundo Colombo, obtendo recursos para conclusão e contratando a experiente construtura portuguesa Teixeira Duarte. Contrato sem licitação, após consultas ao Tribunal de Contas e o Ministério Público. Isto, depois de rescindir o contrato com a Espaço Aberto, sem estrutura técnica.

Os detalhes técnicos da restauração impressionam. As passarelas de pedestres estão mais amplas e confortáveis, o piso central de veículos mais limpo e com maior durabilidade, a pintura prateada mais moderna e duradoura, além de outras iniciativas na estrutura de segurança.

Coordenador durante mais de sete anos das obras, o dedicado engenheiro Wenceslau Diotallevy mantém na memória todos detalhes de cada uma das etapas de difícil e desafiadora reforma. E, mesmo afastado por recomendação médica, realiza frequentas visitas. Ali, troca ideias com o engenheiro Joao Nogueira Motta, da RMG(MG), também presente desde o início, e com o engenheiro Pedro Faro, da Teixeira Duarte.

Se a construção foi um fato impactante, a reconstrução representa um capítulo único e extraordinário na história da engenharia mundial.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *