Pesquisa aponta desafios do reconhecimento profissional das mulheres na pesca
23/09/2019
Turismo embarcado de baleias franca é liberado em Santa Catarina
23/09/2019

Minhoca na Cabeça já tem 600 participantes

Oficina do projeto Minhoca na Cabeça (foto/divulgação:Cristiano Andujar/Divulgação PMF)

O administrador Clovis Rogério de Brida participou de oficina do projeto Minhoca na Cabeça e ficou “encantado” com o trabalho de “dar nova consciência às pessoas”, por meio da valorização dos resíduos orgânicos. O projeto é desenvolvido pela Prefeitura de Florianópolis e Comcap. Como ele, 28 participantes estiveram no Jardim Botânico de Florianópolis no último sábado e levaram para casa seus kits para montar minhocários. Neste sábado, nova oficina para os inscritos ocorre às 14h.

Já são 600 minhocários entregues com recursos próprios do município e outros 500 serão nos próximos meses, agora com recursos do Ministério de Meio Ambiente/Fundo Nacional de Meio Ambiente e Caixa/Fundo Socioambiental.

A gerente da Divisão de Gestão Ambiental da Comcap, Daiana Bastezini, estima que os participantes do Minhoca na Cabeça já desviaram do aterro sanitário em torno de 120 toneladas de resíduos orgânicos desde fevereiro de 2018, proporcionando uma economia de R$ 20 mil em transporte até o aterro sanitário e redução de 70% na emissão de carbono.

SEPARAÇÃO NA FONTE

Clovis de Brida, sua mulher Clera e o filho Lucas, de 25 anos, já separam os resíduos orgânicos em casa há pelo menos três anos. Usavam caixas improvisadas para a compostagem com minhocas. Com a capacitação, os monitores da Comcap Gilson Kiyzanoski e Roberto Amaro ajudaram a identificar o melhor local e as melhores condições para produzir composto sólido e líquido. “Toda família ficou faceira com o novo minhocário, com as dicas de Roberto e Gilson vamos melhorar muito a produtividade”, anima-se o morador do Estreito.

ELOGIO DE USUÁRIO

“Minhoca na Cabeça é um projeto fantástico. A oficina proporcionou maior conhecimento sobre a abrangência do projeto, em termos de logística, custos e aproveitamentos. Melhorou muito meu entendimento sobre o processo de compostagem, lembrando que as pessoas na oficina também ficaram encantadas e não faltaram perguntas, ideias e novos projetos. Todos estão de parabéns!”, comenta Clovis.

Sua relação com a compostagem começou pela procura por fertilizante bom, barato e eficiente para cuidar de alguns bonsais, orquídeas e um pequeno quintal, além de praça que ajuda a cuidar. Com o apoio de Gilson decidiu pelo minhocário, montou uma estrutura provisória, enfrentou as dificuldades do aprendizado. Inscrito há praticamente um ano no Minhoca, chegou a sua vez de fazer a oficina, quando recebeu o equipamento doado pela Prefeitura de Florianópolis e a capacitação da Comcap.

CLIQUE AQUI para acessar o manual do projeto Minhoca na Cabeça

(PMF, 19/09/2019)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *