Estado autoriza construção da terceira faixa na SC-404
11/09/2019
Pelo menos 2,5 mil m² foram atingidos por incêndio no Parque da Serra do Tabuleiro, na Grande Florianópolis
11/09/2019

Levantamento do setor de hospedagem mostra que o turismo está menos rentável

Da Coluna de Dagmara Spautz (NSC, 10/09/2019)

A Pesquisa de Sondagem Empresarial do Ministério do Turismo, divulgada nesta terça-feira (10), mostra uma tendência de baixa no setor de hospedagem no segundo trimestre, em comparação com o ano passado. O levantamento mostra que 47,8% dos hoteleiros no país registrou queda na rentabilidade do negócio, em comparação com 2018. Para 45,2%, houve queda na demanda pelo destino turístico. E 47,7% afirmam que o gasto dos turistas reduziu.

A pesquisa usa dados fornecidos por entidades do setor e pelas secretarias e órgãos de turismo de cada estado. A percepção em Santa Catarina coincide com os dados nacionais, segundo a diretora executiva da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em SC (ABIH), Lara Perdigão. A sensação, diz ela, é de que o turista ainda está com o “pé no freio”.

A instabilidade no cenário econômico leva a priorizar os gastos essenciais, e o turismo de lazer acaba ficando em segundo plano entre as famílias. Prova disso é que a procura por reservas, a três meses do verão, ainda não aqueceu no Estado. A expectativa do trade é repetir os números da temporada 2018-2019, que teve ocupação mais modesta do que em anos anteriores.

Investimento
Mas também há otimismo na hotelaria: o levantamento do governo federal mostra disposição dos hoteleiros em investir nos estabelecimentos. No país, 65,9% se declararam dispostos a fazer investimentos nos próximos seis meses.

Estado
Em Santa Catarina, o índice é semelhante. Empresários estão aproveitando a baixa para renovar os estabelecimentos, antes da volta dos turistas.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *