Manifestação alerta para a falta de acessibilidade no transporte, em Florianópolis
23/09/2019
Pontes
23/09/2019

Florianópolis tem obras em 122 vias de 31 bairros

É com bons olhos que Denise Campos, moradora há mais de 50 anos do bairro Saco dos Limões, vê as obras de pavimentação em andamento na Rua João Motta Espezim. A via é uma das 122, de 31 bairros, que estão recebendo a operação batizada pela prefeitura de Florianópolis de “Asfaltaço”.

Lançado em junho deste ano, o programa prevê 150 quilômetros de pavimento asfáltico e serviços, como drenagem, extensão, qualificação e revitalização em todas as regiões da Ilha, além do bairro Abraão, no Continente, até abril de 2020, com um investimento total de R$ 218 milhões. Apesar de achar positivo, dona Denise faz ressalvas.

— Com certeza isso demorou. Deviam ter feito há mais tempo. É um mal necessário, mas a gente vê pela espessura do asfalto que é uma solução temporária — opina a moradora.

O secretário municipal de Infraestrutura e Mobilidade, Valter Gallina, defende que a Capital estava precisando de todos esses reparos, mas, segundo ele, só foi possível atender essa demanda agora.

– Florianópolis ficou muitos anos sem nós fazermos todas essas ações. No primeiro ano o prefeito teve resolver o problema da máquina (pública) e como estávamos no vermelho não conseguimos financiamento em lugar nenhum porque os bancos exigiam as contas em dia e não existia isso na prefeitura – justifica o secretário.

Locais atendidos
Ainda conforme Gallina, há muitas vias em mal estado de conservação, porém, a escolha das que receberiam a revitalização foi feita de acordo com a movimentação que elas recebem diariamente:

— Nós optamos pelas ruas estruturantes, que são corredores de ônibus. A seleção foi feita desta forma, separamos as vias que estavam em uma situação ruim, porém que são estruturantes — explica.

Na tentativa de não atrapalhar o fluxo de veículos, os trabalhos sempre que possível são realizados à noite e em meia pista. Nos acessos mais estreitos um desvio do trânsito é aplicado.

(Confira reportagem completa em NSC, 23/09/2019)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *