Operação Verão 2019/2020 conta com mais de 40 ações
13/09/2019
Pesquisador espanhol estranha falta de transporte marítimo em Florianópolis
13/09/2019

Casan vai ampliar poços de captação de água do Aquífero dos Ingleses para o verão

A Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) vai aumentar o número de pontos de captação de água do Aquífero dos Ingleses. Serão mais três poços novos entre os 23 já existentes e que exploram a água do maior manancial subterrâneo de Florianópolis. As ações da companhia para o saneamento básico durante o verão, foram lançadas em um evento da prefeitura na manhã desta quinta-feira (12). Segundo Fábio Krieger, engenheiro da Casan, a ação vai dar mais confiabilidade ao sistema já existente.

“Estão sendo compradas bombas novas. Teremos abastecimento com grande oferta de água para todos os turistas”, disse. Além disso, também serão instalados geradores para evitar a interrupção do abastecimento, em caso de falta de energia.

O aquífero é o manancial subterrâneo de água da Capital e tem uma estimativa de 286 bilhões de litros de água como reserva. O solo arenoso da região e por estar abaixo do nível do mar, o aquífero sofre um grave risco de salinização das águas, ou seja, pode haver uma intrusão do mar dentro do reservatório. Segundo especialistas, se houver uma baixa significativa do nível pela exploração desenfreada da Casan ou por ponteiras clandestinas, o manancial pode ser afetado, podendo inutilizá-lo.

Para melhorar o sistema de distribuição de água, estão sendo ampliadas as redes em Sambaqui na Rodovia Rafael da Rocha Pires, em Canasvieiras na Servidão Manoel Monteiro e no Cacupé na Rodovia Haroldo Soares Glavan.

No início do último verão, pontos do Norte da Ilha tiveram o abastecimento interrompido. A Casan chegou a afirmar que isso era provocado pelo calor e pelo excesso de consumo.

“Nos reunimos e exigimos a ampliação do abastecimento de água pro verão. Vai ampliar em 10% no Norte da Ilha com melhor captação e tratamento. Daí entra o investimento em geradores como garantia de que a água vai chegar no consumidor final. Com a Celesc, estamos nos reunindo e exigindo o atendimento à população nos pontos críticos como Carnaval e ano novo”, disse.

(Jornal Conexão, 12/09/2019)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *