ACIF não possui legitimidade para propor ACP contra demarcação de terrenos de marinha na Ilha de Santa Catarina
13/09/2019
Pesquisadores espanhóis discutem ecossistema para turismo inteligente em Florianópolis
13/09/2019

Cálculo do Índice de Custo de Vida pela Udesc Esag passa a usar aplicativo móvel na coleta de dados

Telas do aplicativo Custo de Vida Mobile

O Índice de Custo de Vida (ICV), calculado mensalmente pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) – por meio do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) – conta a partir deste mês com nova ferramenta digital para agilizar a coleta dos dados pelos pesquisadores. Graças ao aplicativo Custo de Vida Mobile, desenvolvido especialmente para a tarefa, a equipe de campo pode agora trocar a prancheta pelo celular.

A cada semana, os pesquisadores do ICV/Udesc Esag vão a campo e fazem comparações de preços do mesmo produto em diferentes pontos de venda, como supermercados. Antes anotados com caneta numa tabela de papel, os dados agora podem ser inseridos diretamente no aplicativo, inclusive com escaneamento de códigos de barra dos produtos.

Além de agilizar o processamento dos dados – digitalizados e inseridos no banco de dados do ICV/Udesc Esag já no momento da coleta – o aplicativo permite também registrar situações extraordinárias, como promoções. O Custo de Vida Mobile já está em teste e será efetivamente usado pela equipe de campo na segunda quinzena de setembro.

O aplicativo também traz uma espécie de credencial da Udesc Esag que identifica os pesquisadores. A economista Bruna Soto Cardoso, que trabalha no cálculo do ICV, aponta que, por medo de as pesquisas estarem sendo feitas a favor da concorrência, muitos estabelecimentos não permitiam que elas fossem realizadas. “Com a credencial, isso pode ser evitado”, afirma.

Inovações

O aplicativo foi criado pelo desenvolvedor Osvaldo Miguel Junior, co-fundador da Principiaempresa que apoia a transformação de ideias inovadoras em negócios. “Conseguimos desenvolver de forma bem rápida, usando a tecnologia Flutter, do Google. É uma plataforma simples, mas eficaz”, explica o programador. Os recursos vieram da Fundação Esag (Fesag), que apoia financeiramente projetos da Udesc, em especial da Esag.

Outras inovações já vêm sendo adotadas no cálculo do ICV desde o início do ano. Também com o apoio da Fesag, o processamento dos dados coletados passou a ser feito com o uso de um novo software, também desenvolvido para a Udesc Esag. Com isso, o trabalho é mais produtivo, abrindo mais possibilidades de extrair informações relevantes dos dados coletados.

A metodologia, também atualizada no início de 2019, é a mesma usada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para o cálculo do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), referência oficial para a inflação nacional. O ICV registra os preços de 297 produtos e serviços consumidos por famílias de Florianópolis com renda entre 1 e 40 salários mínimos.

Mais informações

Mais informações sobre o ICV podem ser obtidas em udesc.br/esag/custodevida, onde é possível consultar os boletins mensais (desde 2010) e as séries históricas (desde junho de 1994) do ICV/Udesc Esag.

(UDESC, 12/09/2019)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *