Floripa Sustentável e comunidade conhecem o projeto do Emissário Submarino Sul da Ilha
13/09/2019
Encontro debate mobilidade sustentável em cidades catarinenses
16/09/2019

Arquiteto e urbanista André Schmitt, referência na arquitetura catarinense, morre em Florianópolis

Nota de falecimento do arquiteto e urbanista André Schmitt

É com muito pesar que recebemos a notícia do falecimento arquiteto e urbanista André Schmitt, pessoa muito gentil, competente e dedicada.

André foi um dos fundadores da Associação FloripAmanhã, alguém que passou sua vida a pensar a cidade, a ajudar Florianópolis a crescer se desenvolver com sustentabilidade e com olhar visionário. Voluntário da FloripAmanhã, André participou de toda a história da associação nesses 15 anos de existência, deixando marcas profundas na cidade e na vida de todos que conviveram com ele. André Schmitt, um dos mais respeitados arquitetos e urbanistas de Santa Catarina, estava internado no Hospital Baía Sul em coma, desde a semana passada, após complicações decorrentes de uma queda em casa. Ele faleceu no início da noite de quinta-feira 12/09 e o velório acontece hoje, 13/9, a partir do meio-dia às 16 horas, no Crematório Vaticano, no Itacorubi.

O trabalho desenvolvido por André teve sempre reconhecimento da cidade. No aniversário de Florianópolis de 2018 ele recebeu a Medalha do Mérito Virgílio Várzea, uma homenagem da Alesc. Se considerava “um desenhador urbano”. O profissional era titular do escritório Desenho Alternativo, criado em 1985 juntamente com Daniel Ceres Rubio. Também foi um dos fundadores da Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura, Regional de Santa Catarina (AsBEA SC).

Schmitt realizou feitos muito importantes para a cidade, com destaque para o empreendimento resort Costão do Santinho, que exigiu o desenvolvimento de um plano diretor para toda a orla. Também esteve à frente do projeto do Jardim Botânico, lançando propostas inovadoras de estações localizadas em três bairros. 

Durante a sua gestão na Secretaria de Turismo na década de 1970, criou-se a Fundação Cultural Franklin Cascaes. Naquele período também foi determinado o fechamento do vão central do Mercado Público ao trânsito de veículos, consolidando até hoje o local como um dos mais importantes pontos turísticos e culturais da Capital. Dentro ou fora da administração pública, o arquiteto sempre colaborou nas discussões sobre o plano diretor.

O projeto Parque Metropolitano Dias Velho – aterro da Baía Sul, desenvolvido por André Schmitt e mais oito colegas, foi vencedor do concurso público nacional de ideias, lançado pela prefeitura e pelo IAB/SC em 1996. A proposta – engavetada – previa a aproximação do mar, a integração dos modais, a criação de áreas de lazer e de novos pontos para negócios, gastronomia e entretenimento na região, na área central da cidade.

(Com informações da AsBEA SC)

 

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *