Conselho de combate à pirataria em Florianópolis é reativado na Capital
23/09/2019
Marina da Beira-Mar Norte: corpo técnico do TCE-SC sugere novas correções
23/09/2019

Aprovado Projeto de Lei Complementar que prevê “Bocas de Lobo Inteligentes”

Você já ouviu falar de “boca de lobo inteligente?” É uma caixa coletora instalado no interior dos bueiros, confeccionado em material termoplástico, que age como uma peneira, permitindo a passagem da água, mas retendo o material sólido como uma peneira. Essa realidade será possível a partir de agora na Capital.

Foi aprovado na Câmara esta semana o projeto de lei que visa tornar a obrigatória a instalação desse equipamento nos novos e atuais bueiros da rede de drenagem de águas pluviais das vias públicas da cidade. Conforme o texto do projeto, de autoria dos vereadores Marcelo da Intendência (PP) e Pedrão (PP), a ideia é combater enchentes e o acúmulo de lixo nos bueiros de Florianópolis, além de reduzir a poluição de rios, córregos e mares.

Esse projeto nasceu, segundo os autores, da necessidade de ter um meio ambiente melhor, por estar em uma Capital turística, cercados por várias praias, sendo que hoje muito plástico e lixo estão indo para os oceanos. “Eu fui Intendente dos bairro Ingleses e senti muito os problemas com os bueiros entupidos. Tivemos muitas vezes que usar um caminhão hidrojato para desobstruir quatro a cinco metros de drenagem. O custo de um caminhão operando um dia em uma rua é gigante para o município, então essas caixas coletoras nos bueiros da cidade, a curto prazo trazem uma grande economia financeira e ao meio ambiente,” ressalta Marcelo da Intendência.

Segundo a ONU setenta por cento do lixo que está no mar hoje, inclusive aqui de Florianópolis vem dos bairros e da região central pela vala de drenagem. “Em vários dias de chuva, eu já filmei os bueiros da cidade cheios e inevitavelmente esse lixo vai parar na Lagoa da Conceição, nos rios, córregos ou ainda nas nossas praias. Esse é um mecanismo barato, positivo tanto na questão ambiental e econômica,” destaca Pedrão.

Os bueiros das novas redes de drenagens das vias públicas deverão ser construídos de forma a permitirem a instalação do equipamento e os já existente nas vias públicas deverão ser adaptados ou substituídos, no prazo de oito anos.

Para a ativista Elisa Lorenzi, além da diminuição da quantidade de lixo retirado das praias, a iniciativa também será benéfica à população. “Não é só um detalhe da saída do que vai ao mar, mas do que a gente está consumindo,” afirma.

(CMF, 20/09/2019)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *