Estudo lançado em Florianópolis aponta que 74 milhões de brasileiros podem ficar sem água até 2035
09/08/2019
CPI ouve secretários de Florianópolis sobre tarifa do transporte coletivo
09/08/2019

Prefeitura abraça projeto inédito que busca valorizar o Estreito

O prefeito de Florianópolis Gean Loureiro recebeu na manhã desta quinta-feira (8) os criadores do projeto “Sou Estreito e não largo”, que tem o objetivo de valorizar o bairro e resgatar o sentimento de pertencimento de seus habitantes. Ele prometeu apoiar a iniciativa e vestiu a camiseta alusiva ao projeto, ao lado de seus mentores, o jornalista Paulo Scarduelli, o designer Jorge Dolzan e o publicitário Túlio Sá. Também participou da audiência o vereador Fábio Gomes Braga. O lançamento do projeto está previsto para o início de setembro, com atividades se estendendo durante todo o mês.

“Nasci e cresci no Estreito e conheci hoje essa grande surpresa que é o projeto. É muito legal ver pessoas que voluntariamente estão criando atividades e ações que visam resgatar a autoestima e valorizar o Estreito. Eles estão de parabéns e têm todo o nosso apoio”, garantiu o prefeito.

O grupo que criou o projeto pretende estimular a partilha de valores e costumes do bairro, um dos mais populosos e dinâmicos de Florianópolis, e ressaltar o “espírito do lugar”. Para isso, serão criadas atividades que destaquem as peculiaridades do Estreito, que já foi chamado de João Pessoa e pertenceu ao município de São José até 1944.

Uma campanha institucional marcará o início das ações do projeto, que quer envolver moradores e comerciantes do bairro e áreas próximas, já que a parte continental de Florianópolis é conurbada e densamente povoada. Outra ideia é incentivar as pessoas a conhecerem melhor as características do bairro e consumirem ali, de forma a reforçar a economia local.

CONCURSO DE REDAÇÃO

Uma das atividades do projeto “Sou Estreito e não largo” é um concurso de redação que vai envolver estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental das escolas públicas e privadas do bairro. O objetivo é fomentar o resgate das histórias familiares por meio da escrita, ressaltando o que esta área da cidade tem de mais característico e peculiar. Outra ação vai estimular a busca de documentos antigos (como fotos e vídeos) guardados pelas famílias e que, compartilhados nas redes sociais, mostrem histórias humanas e as mudanças e transformações do Estreito nas últimas décadas.

Também estão previstas ações culturais, esportivas e de negócios, tudo com o objetivo de aproximar as pessoas e famílias em eventos solidários e descontraídos.

“Nosso projeto é inclusivo e queremos abraçar e abrir espaço para todas as pessoas e instituições envolvidas nessa ideia de ser Estreito e não largar”, finaliza Jorge Dolzan.

Saiba mais sobre o projeto:

www.souestreitoenaolargo.com.br

facebook.com/souestreito/

instagram: @souestreito

(DeOlhoNaIlha, 08/08/2019)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *