Programa Floripa Iluminada já trocou 17 mil luminárias de rua na Capital
06/08/2019
Prefeitura de Florianópolis quer aval do Estado para terceira faixa na SC-404, no Itacorubi
06/08/2019

Pesquisadores da Udesc Esag apresentam nesta sexta estudo sobre ecossistema local de inovação social

O resultado de um estudo amplo sobre o ecossistema de inovação social de Florianópolis – que inclui dezenas de iniciativas públicas, privadas e da sociedade civil voltadas a causas sociais e ambientais – será apresentado nesta sexta-feira, 9, às 16h, no Plenarinho da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). O evento é aberto a integrantes das ações cadastradas e pesquisadores, com inscrições gratuitas.

As informações foram reunidas e analisadas pelo Observatório de Inovação Social de Florianópolis (Obisf), projeto de pesquisa e extensão ligado ao Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) da Udesc. O Observatório é uma plataforma colaborativa e aberta, que reúne informações sobre as iniciativas de inovação social, coordenado pela professoras Carolina Andion e Graziela Alperstedt.

O trabalho de mapeamento e observação dessas iniciativas é feito desde 2017. Elas são cadastradas na plataforma pelas próprias organizações ou pelos pesquisadores do observatório. Depois de mapeadas, as iniciativas têm suas informações complementadas e checadas pela equipe, passando a ser observadas.

Ecossistema

O Observatório tem mapeadas quase 200 iniciativas de inovação social em Florianópolis, das quais atualmente 110 são observadas. A plataforma inclui ainda 228 ações de suporte a esse tipo de ação, por meio de programas de aceleração, apoio técnico, articulação, centros de pesquisa, certificação, espaços de diálogo, financiamento, formação, incubadoras e empreendedorismo social.

As iniciativas mapeadas estão a cargo de vários tipos de organizações. Há coletivos informais, associações, cooperativas, empreendedores individuais, empresas com missão social ou ambiental, fundações, movimentos sociais, plataformas ou aplicativos e programas governamentais, de empresas, universidades ou organizações da sociedade civil.

Essas iniciativas se dedicam a causas diversas. Elas incluem assistências social, ativismo e mobilização política, consumo consciente, cultura e arte, defesa de direitos, desenvolvimento comunitário, desenvolvimento urbano e sustentabilidade, direitos das crianças e dos adolescentes, direitos dos animais, educação, energias renováveis, esporte e gênero.

Inscrições e informações

Para participar, basta inscrever-se  gratuitamente aqui.

Mais informações podem ser obtidas com Observatório de Inovação Social de Florianópolis (Obisf) da Udesc Esag, pelo e-mail contato@observafloripa.com.br ou pelo telefone (48) 3664-8283.

Serviço:
O QUÊ: Obisf Portas Abertas
QUANDO: Sexta-feira, 9 de agosto, das 16h às 18h
ONDE: Plenarinho da Reitoria da Udesc (Av. Madre Benvenuta, 2007 – Florianópolis)
QUANTO: Inscrições gratuitas pela internet.

(Udesc, 05/08/2019)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *