Última transferência de carga da Ponte Hercílio Luz ocorre no fim de agosto
15/08/2019
Mais um entrave para construção de hotel na Ponta do Coral
15/08/2019

Moradores protestam contra poluição de rio no Norte de Florianópolis

Com cartazes, estudantes e moradores do bairro Ingleses, no Norte de Florianópolis, fizeram um um protesto na manhã desta quarta-feira (14), contra a poluição do Rio Capivari. A manifestação foi organizada pela Associação do bairro. Em fevereiro, eles já tinham se reunido para cobrar das autoridades uma solução para a degradação do manancial.

O Ministério Público abriu um inquérito para apurar qual a responsabilidade da Prefeitura de Florianópolis, da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) e da Agência Reguladora de Serviço Público (Aresc), responsável pela fiscalização do abastecimento de água e do tratamento de esgoto em Santa Catarina, em relação a poluição no rio.

Em 2018, das 28 análises feitas no Rio Capivari pelo Instituto do Meio Ambiente, 19 deram impróprias para o banho. A maioria delas foi justamente no verão. Este ano, foram 17 coletas e só as três últimas estão próprias.

O aquífero dos Ingleses, de onde é tirada boa parte da água para a abastecer o Norte da ilha, é um sistema hídrico frágil. A poluição do Rio Capivari pode representar um risco para o manancial, ainda que os efeitos demorem a ser percebidos.

A Casan afirma que encaminhou ao MP as respostas sobre os questionamentos apontados no inquérito. A companhia acredita ligações irregulares de esgoto são a causa do problema. A empresa pretende ampliar de 15% para 65% a rede coletora de esgoto na região Norte da ilha, num investimento de R$ 84 milhões, segundo o chefe da agência da Casan em Florianópolis, Francisco Pimentel. A expectativa é que até o verão, as obras tenham sido concluídas.

Em nota, a prefeitura disse que em julho recolheu duas toneladas de vegetação que cobria o rio e que intensificou a fiscalização para verificar as ligações irregulares.

O Ministério Público e a Aresc foram procurados, mas até a publicação da reportagem não houve retorno.

(G1SC, 14/08/2019)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *