ACIF apoia o inicio do Alargamento da Praia de Canasvieiras
09/08/2019
Centro de inovação Acate São José começa a funcionar
09/08/2019

IMA adere a programa do Ministério do Meio Ambiente que estimula práticas sustentáveis

O Instituto do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina (IMA) recebeu o certificado de adesão à Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), realizado pelo Ministério do Meio Ambiente que tem por finalidade estimular os órgãos públicos do país a implementarem práticas de sustentabilidade. O IMA é o primeiro órgão do Executivo Estadual a aderir ao Programa A3P.

A A3P pode ser desenvolvida em toda a administração pública, nos três poderes (executivo, Legislativo e Judiciário) e nas três instâncias de governo. Segundo o Ministério do Meio Ambiente, a adoção ao Programa demonstra a preocupação do órgão em obter eficiência na atividade pública enquanto promove a preservação do meio ambiente.

Para isso o IMA deve implementar ações para atender os seguintes eixos prioritários estabelecidos pela Agenda:

Uso racional dos recursos naturais e bens públicos;

  • Gestão adequada dos resíduos gerados;
  • Qualidade de vida no ambiente de trabalho;
  • Compras públicas sustentáveis;
  • Sensibilização e capacitação dos servidores; e
  • Construções sustentáveis.

As medidas têm como foco minimizar os impactos negativos sobre o meio ambiente e promover a economia dos recursos naturais e a melhoria na qualidade de vida dos seus ocupantes. Além de buscar a mudança de comportamento e das rotinas institucionais como, por exemplo, a aquisição de produtos e serviços sustentáveis que ofereçam um melhor custo/benefício, as ações pretendem ultrapassar os limites do órgão ambiental.

“O IMA, órgão responsável por garantir a preservação dos recursos naturais de Santa Catarina, tem a missão de ser o exemplo. Desta forma, a iniciativa de aderir ao Programa A3P vai possibilitar que aprimoremos nossos processos e serviços internos, além de servir como modelo de gestão socioambiental para outros órgãos públicos e para a sociedade”, enfatiza o presidente do Instituto, Valdez Rodrigues Venâncio.

A3P

A proposta da A3P é criar uma cultura de responsabilidade socioambiental na administração pública e estrutura-se em seis Eixos Temáticos prioritários fundamentados pela política dos cinco R’s: Repensar, Reduzir, Reaproveitar, Reciclar e Recusar o consumo de produtos que gerem impactos socioambientais negativos.

Trata-se de uma iniciativa que demanda o engajamento individual e coletivo a partir do comprometimento pessoal e da disposição para a incorporação dos conceitos preconizados pela Agenda, para a mudança de hábitos e melhoria da cultura institucional. O principal instrumento para sua institucionalização é o Termo de Adesão, celebrado entre os órgãos e instituições interessadas e o MMA.

(IMA, 08/08/2019)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *