Governador Moisés tem três dias para reverter o aumento de ICMS na alimentação
28/08/2019
Projeto Rancho de Amor à Ilha participa do grande mutirão de limpeza na Ponta do Leal
29/08/2019
Florianópolis vai participar do Fórum Mundial da Unesco

A Associação FloripAmanhã foi convidada pela UNESCO para levar o case “Florianópolis Cidade Criativa UNESCO da Gastronomia” para o Fórum Mundial do órgão, que acontece na cidade de Parma, na Itália, nos dias 12 e 13 de setembro.

“Para nós é uma satisfação muito grande e receber o convite passa a imagem clara que Floripa faz parte do roteiro internacional”, diz a presidente da FloripAmanhã, Anita Pires. “Há dois meses fomos ao México, agora Parma. Isso demonstra que nosso trabalho está sendo muito bem conduzido e repercutindo em nível internacional”, comemora. 

O Fórum deste ano tem como tema principal “Cultura e Alimentação: Estratégias Inovadoras para o Desenvolvimento Sustentável”. Anita Pires afirma que a FloriAmanhã está cumprindo seu papel, principalmente dentro do contexto que Florianópolis escolheu para se desenvolver, o da economia criativa”.

O exemplo das cidades criativas

Anita Pires vai mostrar em Parma o trabalho de governança desenvolvido pela Associação e elogiado pela UNESCO como muito bom no painel “O exemplo das cidades criativas de gastronomia da UNESCO”. A avaliação, enviada pela entidade em março de 2019, foi feita com base em relatório produzido pelo Grupo Gestor coordenado pela FloripAmanhã. Florianópolis foi elogiada pelo trabalho desenvolvido por meio do Observatório da Gastronomia e foi indicado que compartilhe a metodologia com as outras cidades gastronômicas da rede a fim de tentar replicar esse esforço em nível global.

O Fórum é organizado pela UNESCO, em colaboração com o governo da Itália, com o apoio da região de Emília-Romanha e do município de Parma. O Fórum Mundial de 2019 vai analisar os vínculos entre comida, cultura e sociedade. Também vai analisar a evolução da segurança alimentar e sistemas alimentares, e seu papel na implementação da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.

O Fórum  abordará as seguintes questões: 

  • Patrimônio cultural e alimentação: os fundamentos da identidade cultural; 
  • Cultura para o desenvolvimento socioeconômico das áreas urbanas e rurais: novas políticas culturais; 
  • Educação e sustentabilidade: treinamento vocacional e novos empregos; 
  • Ciência e pesquisa: biodiversidade, segurança alimentar e inovação para o planeta e o Exemplo das Cidades Criativas de Gastronomia da UNESCO. 

Programa Florianópolis Cidade Criativa Unesco da Gastronomia

Florianópolis integra um seleto grupo que compõe a Rede Mundial de Cidades Criativas da Unesco desde 2 de dezembro de 2014. Esta rede reconhece e apoia a criatividade como estratégia impulsionadora do desenvolvimento sustentável, por meio de parcerias mundiais. O título Cidade Unesco da Gastronomia gera visibilidade internacional e tem potencial para incrementar o setor turístico-gastronômico local, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico e cultural da região. 

Grupo Gestor do Programa é formado por: Sindicato de Hotéis Restaurantes Bares e Similares de Florianópolis/SHRBS, Associação Brasileira de Bares e Restaurantes/ABRASEL-SC, Instituto Federal de Santa Catarina/IFSC, Universidade Estácio de Sá, CEART/UDESC, UNISUL, FECOMÉRCIO, SESC, SENAC, SEBRAE de Santa Catarina, Florianópolis e Região Convention & Visitors Bureau, CDL Florianópolis, SANTUR,  Prefeitura Municipal de Florianópolis através da Secretaria Municipal de Turismo e da coordenação geral da Associação FloripAmanhã.

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *