Florianópolis terá novo centro cultural
12/08/2019
Termina fase de testes de projetos aprovados em edital de inovação na Capital
12/08/2019

Expectativa no aeroporto

O novo terminal de passageiros do Aeroporto Internacional Hercílio Luz já é realidade, será inaugurado no dia 1º de outubro. Com 62 operações comerciais e marcas internacionais, o terminal vai atrair muita gente, não só os viajantes. Será um lugar para passear e se divertir, como disse o CEO da Floripa Airport, Tobias Market. Mas para receber milhares de visitantes, é necessária uma logística para facilitar o acesso ao novo terminal.

Por enquanto, ainda estão indefinidas as formas de se chegar ao novo aeroporto. Dentro de 15 dias, será realizada uma reunião entre Prefeitura de Florianópolis e Floripa Airport para definir os trajetos para veículos, ônibus e bicicletas. Como o novo acesso viário não ficará pronto até a data da inauguração do terminal, é muito importante que fique bem claro como funcionará todo o entorno do aeroporto, para que não haja “gambiarras” ou “puxadinhos” que muitas vezes acabam se tornando oficiais no trânsito.

A concessionária já antecipou que o novo terminal terá espaço para bicicletário, carros de transporte por aplicativo, táxis, transporte de turismo, transporte coletivo e estacionamento com 2.580 vagas. Se tem um bicicletário, é necessário que seja prevista uma ciclovia no acesso viário. Quanto aos ônibus, seria interessante pensar em mais linhas executivas – hoje há apenas uma. E outro ponto importante é a demarcação de áreas para táxis e veículos de turismo e por aplicativos. Há espaço para cada serviço, o que não pode é continuar a disputa entre taxistas e outros motoristas, em muitos casos até com agressões físicas, como acontece com certa frequência no atual terminal. Se teremos um aeroporto de primeiro mundo, precisamos ter também um esquema de transporte de primeiro mundo.

(Editorial ND, 12/08/2019)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *