Encontro aborda habitats de inovação e empreendedorismo, nesta quinta-feira, 15 de agosto
13/08/2019
Como empoderar pessoas com deficiência é tema de palestra em Florianópolis
13/08/2019

Estiagem persiste e agência reguladora cobra plano emergencial da Casan

A Agência de Regulação de Serviços Públicos de SC (Aresc) cobrou um plano emergencial da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) para o abastecimento de água na Grande Florianópolis. A estiagem, que já dura mais de um mês na região, tem afetado os moradores com abastecimento de água intermitente em diferentes bairros.

O plano emergencial deveria ter sido entregue até a última sexta-feira (9), mas a Casan pretende apresentá-lo ao longo desta semana, informou a NSC TV. Na manhã desta terça-feira (13), engenheiros da companhia farão uma coletiva de imprensa para falar sobre a operação dos sistemas de abastecimento.

Por meio da assessoria de imprensa, a Casan admitiu à reportagem que não possui um plano emergencial para períodos de estiagem, mas informou que está adotando, desde junho, um plano de ações para situações atípicas. A medida, conforme a assessoria, é semelhante à adotada em períodos da alta temporada, como no Réveillon, quando a população da região de Florianópolis aumenta significativamente.

O plano consiste no monitoramento presencial, ponto a ponto, de reservatórios, bombas, redes adutoras, captação e estações de tratamento. A partir da avaliação realizada nos monitoramentos, a Casan tem feito o redirecionamento de volumes e pressão de água para os locais que registram problemas de abastecimento.

A estatal também pontuou que a vazão na rede de abastecimento teve diminuição de 18% nos últimos dias devido à estiagem e que aumentou em 200 litros por segundo a captação do Rio Cubatão, que não foi tão afetado pela falta de chuva. Também afirmou que tem fornecido carros-pipa, mas que a prioridade são hospitais, postos de saúde, creches, escolas e presídios.

(Leia matéria completa em NSC, 12/08/2019)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *